Lançado em meados de junho, o Volkswagen Nivus chegou fazendo estardalhaço no segmento de SUVs compactos. Visual diferenciado, central multimídia exclusiva e motorização turbo eram apenas alguns dos seus atrativos. Passados quase quatro meses da sua chegada, será que o modelo é isso mesmo?
Sem muitas delongas, começaremos essa avaliação já respondendo à pergunta. Sim, o Nivus é aquilo tudo que foi prometido… e mais um pouco.
Com os carros cada vez mais caros, no Brasil, por uma série de variáveis, é difícil falarmos em bom custo e benefício. O Nivus é um dos poucos, senão o único, que pode ostentar esse título.
O modelo, com muita tecnologia e um belo porta-malas de 415 litros, não é barato. Longe disso. Mas, quando comparado com os seus concorrentes, ele é bastante honesto.
Avaliamos a versão Highline, topo de linha, equipada com o pacote Lauching Edition, que acrescenta com rodas, teto e retrovisores escurecidos. No lançamento, essa versão custava R$ 98.290. Após o recente reajuste de preços feito pela VW, o modelo, com os mesmos mimos, chegou na casa dos R$ 100.670.
Mais do que aparência
O design é o primeiro impacto do Nivus — um dos mais acertados da linha Volkswagen. O visual é tão acertado que o carro aparenta pertencer à categorias superiores.
Apesar de posicionar-se um degrau abaixo do T-Cross, o Nivus foi apontado como mais caro diversas vezes pelos nossos familiares e amigos. Você concorda?
Suas linhas mais musculosas, somadas ao visual cupê, normalmente encontrado em utilitários mais caros, foram as principais responsáveis pela boa imagem.
Fabio Perrotta Jr./Vrum - VW Nivus
Fabio Perrotta Jr./Vrum - VW Nivus
Fabio Perrotta Jr./Vrum - VW Nivus
Desempenho agrada
Debaixo do capô, o Nivus usa o conhecido 200 TSI (1.0 turbo) de até 128cv e 20,4kfgm de torque. A única opção de câmbio disponível é caixa automática de seis velocidades.
O conjunto é robusto e honesto. Suficiente para movimentar o carro e ainda colaborar com economia de combustível. A pegada do turbo, na casa dos 2.000rpm, ajuda a dar uma sensação de força superior a modelos com motores maiores e aspirados.
O Nivus tem respostas rápidas e o consumo varia entre 10 e 13 km/l na cidade, e 14 e 17km/l na estrada — sempre abastecido com gasolina.
A suspensão filtra bem as irregularidades e conta com um acerto mais justinho, que melhora o desempenho em trechos sinuosos.
Por dentro, a versão topo de linha ganha painel de instrumentos 100% digital e a central multimídia VW Play, que estreou no Nivus e chegou ao T-Cross recentemente.
A tela, com visual limpo e bom funcionamento, tem diversos aplicativos nativos que usam a internet do smartphone.
Além disso, o Nivus, assim como outros carros da VW, tem o tag Sem parar para pagamento de pedágios, estacionamentos, combustível e até mesmo um lanche no Mcdonald's.
Testamos o sistema durante uma semana e a possibilidade de evitar filas e, até mesmo, o contato com atendentes, em drive-thru, agradou.
No quesito espaço interno, o Nivus divide a plataforma com o Polo. Ou seja, os irmãos têm praticamente o mesmo espaço interno. Não é apertado, mas está longe de oferecer o conforto do T-Cross.
Sua grande vantagem está mesmo no porta-malas. São 415 litros de capacidade para guardar bagagens, mais até do que o irmão T-Cross — com 373 litros.
Outro ponto-chave do Nivus está na segurança. A versão topo de linha é equipada com controle de velocidade adaptativo, bastante útil em longas viagens. Os faróis são de Led e proporcionam ótima visibilidade em ambientes noturnos. Além do front assist, que freia o carro automaticamente caso o motorista se distraia, ele conta com frenagem automática pós-colisão para evitar um segundo acidente, em caso de batida.
Com um recheado pacote de equipamentos, tecnologias inéditas no segmento e visual atrativo, o Nivus, hoje, é a melhor compra no segmento de SUVs compactos.