Obra-prima

Ressurreição do mito

Projetista do Mclaren F1 lança uma versão atualizada do modelo. Chamado de T.50, o superesportivo terá 100 unidades produzidas com custo de R$ 16,5 milhões cada

Carros superesportivos são obras de arte da engenharia. Alguns modelos, no entanto, despertam batidas a mais nos corações dos fanáticos. Esse é o caso do T.50. Projetado por Gordon Murray, o esportivo é uma releitura moderna do Mclaren F1, também idealizado pelo mestre.

Gostou? Serão produzidas apenas 100 unidades, cada uma por R$ 16,5 milhões. Isso diz bastante sobre a exclusividade do T.50. E tem muito mais para você conhecer.

Vamos começar pelo motor. Trata-se de uma unidade exclusiva feita sob encomenda pela Cosworth. Trata-se do V12 mais leve do mundo, com apenas 178kg. O propulsor rende 663cv e 47,6kgfm de torque a até 12.100rpm. Imagine o ronco!

Acha que isso é tudo? Errou. O modelo ainda conta com uma espécie de turbina traseira. Ela é alimentada por um sistema elétrico de 48v e tem função importante. Além de acrescentar 50cv extras ao motor, aumenta em até 50% o downforce — o que ajuda a manter o carro colado ao chão e a melhorar ainda mais as frenagens.

Chassi e carroceria são totalmente produzidos em fibra de carbono. Com isso, o T.50 pesa insanos 986kg, quase o mesmo que um Volkswagen Up TSI (951kg).

Visualmente, o esportivo adota linhas semelhantes às do Mclaren F1, com pequenas atualizações. A novidade parece bastante uma releitura moderna do superesportivo que impressionou o mundo nos anos 1990.

Por dentro, o T.50 segue a mesma linha do Mclaren. Posição de direção central, com espaço para dois ocupantes nas laterais. O câmbio será sempre manual de seis marchas. Vale destacar que a Gordon Murray irá tirar as medidas dos felizes proprietários do modelo para montar tudo com a precisão da mais alta costura. Legal, hein?

GMAutomotive/Divulgação - Gordon Murray T.50
GMAutomotive/Divulgação - Gordon Murray T.50