De 22 a 29 de dezembro, Gonçalves, no sul de Minas Gerais, celebra pelo segundo ano consecutivo o Natal por Várias Mãos, decorando a cidade com símbolos natalinos, criados junto a artesãos locais. “Uma Gonçalves iluminada, criativa e sustentável” é o mote de todas as ações programadas, que pela primeira vez tem o patrocínio da Cemig, obtido por meio de edital.
A decoração ressalta o espírito colaborativo e os enfeites são montados com temas do artesanato mineiro, dando ênfase à cultura da roça. As guirlandas, que colorem a cidade, são feitas a partir de fuxicos de tecido, galhos, sementes e folhas de uma série de espécies de pinheiros existentes nas matas de Gonçalves: tuias, ciprestes e araucárias. A produção, liderada pelas artesãs Andrea Pinto e Andrea Bailoni, inclui jovens e moradores voluntários. Já na entrada da cidade, é possível ver pinturas que retratam a identidade de Gonçalves. A iluminação da torre da igreja Matriz Nossa Senhora das Dores é instalada por escaladores da região junto a eletricistas experientes da cidade. “O incentivo da Cemig e da Secretaria do Estado de Turismo e Cultura de MInas dão as condições necessárias de potencializar aquilo que fazemos durante todo o ano, que é nos juntar para celebrar nossos valores, e também destacar nossos patrimônios arquitetônicos com iluminação especial” diz Vera Pena, do Armazém São Bento Cultura e Gastronomia, polo de cultura da cidade.
LEIA TAMBÉM: 5 tradições natalinas pelo mundo para conhecer
Com menos de 5 mil habitantes, Gonçalves recebe ao longo do ano milhares de turistas que são atraídos pelos ares da Mantiqueira: temperatura mais amena, natureza exuberante, com cachoeiras, trilhas e mirantes. Sem falar na gastronomia e na cultura da roça, com grande oferta de restaurantes e empreendimentos de lazer. A ação deste final de ano busca levar mais moradores para celebrar a data natalina no centro da cidade, assim como quem vem visitar a região.
O Natal por Várias Mãos ilumina e decora as três praças e o entorno do centro, Portal da entrada de Gonçalves, presépios, além da Casa do Papai Noel . Três jovens artistas locais são responsáveis pela pintura artística nos postes de luz com símbolos da identidade gonçalvense: muros e paredes ganham desenhos que ressaltam o patrimônio cultural e da memória da Pérola da Mantiqueira, como Gonçalves é conhecida. Em um telão, instalado na Praça ao lado da Prefeitura, são projetadas imagens da cidade, das suas festas tradicionais, além de filmes feitos pela comunidade, que abrigará atividades artísticas e uma feira de final de ano com produtores artesanais de alimentos e bebidas e de arte e design mineiro.
Estão previstas a apresentação de corais, cortejos de perna de pau, noite de viola, teatro e contação de histórias para todas as idades. Haverá também a apresentação da Lira Nossa das Senhora das Dores e os tradicionais desfiles dos carros de boi e Congada de São Benedito, patrimônios imateriais de Gonçalves.
A energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. E para o natal de Gonçalves não foi diferente!
LEIA TAMBÉM: Descubra a essência da Flórida, além dos parques temáticos e praias badaladas
Confira a programação do natal em Gonçalves
Arte pública: postes da entrada da cidade, parede da rodoviária, muro da Rua Cel. João Vieira, Beco da rua Funcionários Públicos, postes da entrada da cidade. Artistas: Alexandra Bas, Ariel, Dingo, Bruno Malagrino, Marcelo Gêmeos.
Dia 22 (domingo) – Clube Recreativo – Centro de Gonçalves
17h
Apresentação de Ballet A Bela e a Fera com as crianças do Ballet Camila Lopes
20h
Abertura da Programação Cultural com o Coral Pedras Vivas e Coro Arquidiocesano Senhor Bom Jesus
Celebração das luzes – inauguração da iluminação do “Natal por Várias Mãos – Uma
Gonçalves iluminada, criativa e sustentável”.
Dia 23 (segunda) – Praça ao lado da Prefeitura
13h Contos de Natal, com Chiara Beltrame
As Bibliocasas, de Julia Azevedo Motta, são casinhas com livros que estarão nas praças da cidade. Nelas, livros serão doados.
15h
Teatro com a Cia Muriqui: Lá Vem a Festa!
16h
Oficina Culinária Natalina com Janaína Ferreira
18h
Danças Circulares Natalinas com Maria Vangela e Lucia Souza
Dia 24 (terça) – Praça ao lado da Prefeitura
16h
Lira Nossa Senhora das Dores
18h
Concentração da Congada São Benedito que fará um cortejo pela cidade, passando pela Praça dos Funcionários Públicos, segue para Praça São Benedito e termina na Praça da Matriz.
Dia 27 (sexta) – Praça ao lado da Prefeitura
13h às 20h
Feira de Artesãos e Produtores artesanais (20 expositores)
15h
Oficina de Automaquiagem Festiva com Thais Kaori e AmoKarité
inscrições pelo whatsapp 35 99941-3006
18h
Vozes da Montanha: show de Adolar Marin, Eugenio Pimenta e convidadas
Dia 28 (sábado) – Praça ao lado da Prefeitura
13h às 20h
Feira de Final de Ano de Artesãos e Produtores (20 expositores)
15h
Espetáculo Bolhas Gigantes e Pernas de Pau com a Cia Humanidhas Trupe
18h
Shirley Ribeiro Apresenta Noite de Viola
Dia 29 (domingo) – Praça ao lado da Prefeitura
10h
Desfile de Carros de Boi, patrimônio cultural – uma tradição para a comunidade gonçalvense. Saída do Portal da Cidade, passa pela Praça dos Funcionários Públicos, segue para Praça São Benedito e termina na Praça da Matriz.
13h às 20h
Feira de Final de Ano de Artesãos e Produtores (20 expositores)
15h
Oficina de indumentária inspirada nos Reis Magos com Thais Kaori
inscrições pelo whatsapp 35 99941-3006
Siga o @portaluaiturismo no Instagram e no TikTok @uai.turismo