Turismo

Especialistas da Europa premiam dois chocolates produzidos em Santa Catarina

Chocolate Branco e tablete Cacau em Flor 63% com Pimenta Rosa levaram medalhas de bronze em concurso

Especialistas da Europa premiam dois chocolates produzidos em Santa Catarina (Chocolate medalhe de bronze no Academy of Chocolate Awards, no Reino Unido (Foto: Humberto Furtado))

Especialistas de um concurso europeu premiaram dois produtos da Nugali Chocolates pela alta qualidade e sabor, nesta segunda-feira (16). O júri do Academy of Chocolate Awards, do Reino Unido, concedeu medalhas de bronze aos tabletes de Chocolate Branco e Cacau em Flor 63% com Pimenta Rosa. É o segundo ano consecutivo em que a Nugali figura entre as marcas premiadas.

A Academy of Chocolate é uma instituição independente que atua para promover uma maior consciência do consumidor sobre as vantagens dos chocolates finos em relação aos produtos comoditizados. Em 2023, o concurso europeu havia premiado, também com medalhas de bronze, três produtos Nugali: Dragée de Cacau, Pastilhas para Chocolate Quente e Chocolate ao Leite com Nozes.

Desde 2016, quando foi a primeira indústria brasileira de chocolates a conquistar um prêmio fora do país, a Nugali já teve mais de 20 produtos diferentes reconhecidos com um total de 43 condecorações. É a marca de chocolates mais premiada do Brasil.

Chocolate Branco

O Chocolate Branco Nugali é formulado com uma delicada combinação de manteiga de cacau, leite em pó, açúcar e baunilha. Tem o sabor do chocolate branco de antigamente, baseado apenas em ingredientes naturais, sem gorduras hidrogenadas ou vanilina. O produto já havia conquistado uma medalha de prata no London Chocolate Awards, em 2022.

Chocolate medalhe de bronze no Academy of Chocolate Awards, no Reino Unido (Foto: Humberto Furtado)

Cacau em Flor 63% com Pimenta Rosa

Cacau em Flor é feito com cacaus brasileiros de variedades Trinitários e Scavina. Rico em sabores e aromas frutados, possui notas de banana, cítricas e outras frutas tropicais. A pimenta rosa é o fruto suavemente picante e adocicado da Aroeira, típica de nossas florestas. Este chocolate Nugali já havia levado medalhas no International Chocolate Awards Americas 2018 (prata) e 2024 (bronze), além de bronze na fase mundial do mesmo concurso, em 2018.

Bean to bar

A Nugali é uma das pioneiras no Brasil em chocolates bean to bar, aqueles em que o produtor controla todos os processos, desde os cacaueiros até a embalagem. São produtos de qualidade superior, que levam apenas ingredientes naturais e promovem o desenvolvimento sustentável. A empresa também introduziu no país os chocolates com alta concentração de cacau, hoje uma tendência no setor.

LEIA TAMBÉM: Pomerode é o destino com mais atrativos sustentáveis no Brasil

A Nugali

O primeiro chocolate brasileiro premiado no exterior medalha de prata em 2016 (Foto: Thiago Paes @paespelomundo)

Fundada em 2004 por Maitê Lang e Ivan Blumenschein, casal de engenheiros que trocou carreiras na Embraer pela própria fábrica de chocolates, a Nugali conquistou lugar no mercado premium, antes restrito aos importados. A fábrica está localizada em Pomerode (SC), na Rota do Enxaimel, eleita pelas Nações Unidas entre as melhores vilas turísticas do mundo. O tour de fábrica, inaugurado em 2021, recebe cerca de 100 mil visitantes por ano.

Thiago Paes é especialista em turismo gastronômico e esta nas redes sociais como @paespelomundo. Apresentador em Travel Box Brazil. Press contato@paespelomundo.com.br

Siga o @portaluaiturismo no Instagram e no TikTok @uai.turismo

Mais Lidas