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Latam, Gol e Azul apresentam queda em avaliação no AirHelp Score 2024

Ranking internacional mostra companhias aéreas brasileiras de fora das 20 primeiras posições

Latam, Gol e Azul apresentam queda em avaliação no AirHelp Score 2024 (Publicada desde 2015, AirHelp Score é a avaliação mais abrangente e precisa de companhias aéreas e aeroportos com intuito de ajudar os passageiros a planejarem melhor seus voos. (Foto: jfazer/Getty Images))

As companhias aéreas brasileiras Latam, Gol e Azul viram a pontuação de seus serviços piorar. É o que aponta o ranking internacional AirHelp Score 2024, divulgado hoje. De acordo com o levantamento elaborado a partir da avaliação de passageiros, a Latam Airlines saiu do quinto lugar em 2022 (não apareceu na relação do ano passado) para o 23º lugar neste ano. Pelo segundo ano consecutivo, Gol e Azul perderam posições no ranking. A Gol caiu dez posições, saindo do 68º lugar para 78º em 2024. Já a Azul apresentou a maior queda na comparação com 2023, passando do 47º lugar para 83º neste ano.

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A companhia aérea belga Brussels Airlines foi eleita a melhor do mundo na avaliação dos passageiros, desbancando a Qatar Airways, que figurou em primeiro lugar no ranking por dois anos consecutivos. A empresa alcançou 8,12 como nota final, destacando-se pelo processamento de reclamações (8,7), opinião do cliente (7,9) e pontualidade (7,8).

Nesta edição da AirHelp Score foram listadas 109 companhias aéreas, avaliadas por 19,8 mil usuários de 54 países. A pesquisa, realizada de 1º de janeiro a 31 de outubro de 2024, foi estruturada em três temas centrais: pontualidade dos voosqualidade do serviço das companhias aéreas; e o processamento de reclamações com base na eficiência do atendimento de pedidos de indenização de clientes.

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Entre as empresas aéreas nacionais, a Latam Airlines (23ª posição) foi bem avaliada no desempenho pontual (8,3) e na qualidade dos serviços (8,1), mas obteve 5,0 para processamento de reclamações, atingindo 7,16 como nota final. A Gol (78ª posição) recebeu 8,4 para pontualidade; 7,8 para serviço e apenas 0,1 em relação ao atendimento de reclamações de usuários, alcançando pontuação final de 5,44. A Azul (83ª posição) obteve 8,2 para serviço; 7,7 para pontualidade e somente 0,1 para processamento de reivindicações, chegando a 5,32 como pontuação final.

“Os resultados do ranking reforçam a insatisfação dos usuários de companhias aéreas nacionais, especialmente no que diz respeito à resolução de reclamações sobre problemas nos serviços prestados pelas empresas. É um alerta para que as companhias se atentem e busquem soluções para oferecer melhores serviços”, avalia Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.

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Publicada desde 2015, AirHelp Score é a avaliação mais abrangente e precisa de companhias aéreas e aeroportos com intuito de ajudar os passageiros a planejarem melhor seus voos. O ranking é produzido pela AirHelp, empresa de tecnologia de viagens que auxilia passageiros em interrupções de voos e que já atendeu cerca de 20 milhões de pessoas.

Melhores companhias aéreas do mundo

border="0"PosiçãoCompanhia aéreaPaísPontuação FinalPontualidadeOpinião do ClienteProcessamento de reclamaçõesBrussels AirlinesBélgica8,127,87,98,7Qatar AirwaysCatar8,118,28,97,3United AirlinesEstados Unidos8,047,87,88,5American AirlinesEstados Unidos8,047,58,18,5PlayIslândia7,899,07,57,3Austrian AirlinesÁustria7,897,68,27,9LOT Polish AirlinesPolônia7,847,68,47,5Air ArabiaEmirados Árabes Unidos7,586,37,68,8WiderøeNoruega7,558,67,36,710°Air SerbiaSérvia7,535,97,79,023ºLATAM AirlinesChile7,168,38,15,078ºGolBrasil5,448,47,80,183ºAzul AirlinesBrasil5,327,78,20,1

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