As companhias aéreas brasileiras Latam, Gol e Azul viram a pontuação de seus serviços piorar. É o que aponta o ranking internacional AirHelp Score 2024, divulgado hoje. De acordo com o levantamento elaborado a partir da avaliação de passageiros, a Latam Airlines saiu do quinto lugar em 2022 (não apareceu na relação do ano passado) para o 23º lugar neste ano. Pelo segundo ano consecutivo, Gol e Azul perderam posições no ranking. A Gol caiu dez posições, saindo do 68º lugar para 78º em 2024. Já a Azul apresentou a maior queda na comparação com 2023, passando do 47º lugar para 83º neste ano.
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A companhia aérea belga Brussels Airlines foi eleita a melhor do mundo na avaliação dos passageiros, desbancando a Qatar Airways, que figurou em primeiro lugar no ranking por dois anos consecutivos. A empresa alcançou 8,12 como nota final, destacando-se pelo processamento de reclamações (8,7), opinião do cliente (7,9) e pontualidade (7,8).
Nesta edição da AirHelp Score foram listadas 109 companhias aéreas, avaliadas por 19,8 mil usuários de 54 países. A pesquisa, realizada de 1º de janeiro a 31 de outubro de 2024, foi estruturada em três temas centrais: pontualidade dos voos; qualidade do serviço das companhias aéreas; e o processamento de reclamações com base na eficiência do atendimento de pedidos de indenização de clientes.
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Entre as empresas aéreas nacionais, a Latam Airlines (23ª posição) foi bem avaliada no desempenho pontual (8,3) e na qualidade dos serviços (8,1), mas obteve 5,0 para processamento de reclamações, atingindo 7,16 como nota final. A Gol (78ª posição) recebeu 8,4 para pontualidade; 7,8 para serviço e apenas 0,1 em relação ao atendimento de reclamações de usuários, alcançando pontuação final de 5,44. A Azul (83ª posição) obteve 8,2 para serviço; 7,7 para pontualidade e somente 0,1 para processamento de reivindicações, chegando a 5,32 como pontuação final.
“Os resultados do ranking reforçam a insatisfação dos usuários de companhias aéreas nacionais, especialmente no que diz respeito à resolução de reclamações sobre problemas nos serviços prestados pelas empresas. É um alerta para que as companhias se atentem e busquem soluções para oferecer melhores serviços”, avalia Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.
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Publicada desde 2015, AirHelp Score é a avaliação mais abrangente e precisa de companhias aéreas e aeroportos com intuito de ajudar os passageiros a planejarem melhor seus voos. O ranking é produzido pela AirHelp, empresa de tecnologia de viagens que auxilia passageiros em interrupções de voos e que já atendeu cerca de 20 milhões de pessoas.
Melhores companhias aéreas do mundo
Posição | Companhia aérea | País | Pontuação Final | Pontualidade | Opinião do Cliente | Processamento de reclamações |
1° | Brussels Airlines | Bélgica | 8,12 | 7,8 | 7,9 | 8,7 |
2° | Qatar Airways | Catar | 8,11 | 8,2 | 8,9 | 7,3 |
3° | United Airlines | Estados Unidos | 8,04 | 7,8 | 7,8 | 8,5 |
4° | American Airlines | Estados Unidos | 8,04 | 7,5 | 8,1 | 8,5 |
5° | Play | Islândia | 7,89 | 9,0 | 7,5 | 7,3 |
6° | Austrian Airlines | Áustria | 7,89 | 7,6 | 8,2 | 7,9 |
7° | LOT Polish Airlines | Polônia | 7,84 | 7,6 | 8,4 | 7,5 |
8° | Air Arabia | Emirados Árabes Unidos | 7,58 | 6,3 | 7,6 | 8,8 |
9° | Widerøe | Noruega | 7,55 | 8,6 | 7,3 | 6,7 |
10° | Air Serbia | Sérvia | 7,53 | 5,9 | 7,7 | 9,0 |
23º | LATAM Airlines | Chile | 7,16 | 8,3 | 8,1 | 5,0 |
78º | Gol | Brasil | 5,44 | 8,4 | 7,8 | 0,1 |
83º | Azul Airlines | Brasil | 5,32 | 7,7 | 8,2 | 0,1 |
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