Turismo

Embratur mostra a força do afroturismo no Black Travel Summit, nos Estados Unidos

Evento reunirá participantes de todo o mundo para debater a inclusão e diversidade no turismo, com foco na valorização da cultura afro e seu impacto na indústria de viagens

Embratur mostra a força do afroturismo no Black Travel Summit, nos Estados Unidos (Pequena África, no Rio de Janeiro, será um dos roteiros apresentados pela Embratur em evento voltado ao afroturismo nos EUA (Foto: Embratur e Sebrae/Divulgação))

A Embratur participa, desta quinta-feira (21) até o próximo domingo (24), do Black Travel Summit, em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. Para o evento, a Agência vai levar a cerca de 750 participantes de diversas partes do mundo a importância e atuação da Agência no segmento do afroturismo.

A coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, estará no painel “Experiências de Afroturismo na América Latina”, ao lado de representantes da Argentina e da Colômbia, além de membros do Banco CAF, nesta quinta.

LEIA TAMBÉM: Conhecendo e se conectando com o Brasil negro: destinos imperdíveis para o Afroturismo

Para Tania, o evento representa uma forma de reconexão dos turistas estrangeiros com o Brasil, por meio de sua história, e irá ajudar a aumentar a visibilidade do país como um destino de turismo afro. “A convite do Banco CAF, grande parceiro da Embratur e do afroturismo, estamos nesse evento que promete ser um mergulho profundo em informações essenciais para o desenvolvimento do afroturismo de forma global”, antecipou a coordenadora, que irá mostrar como o afroturismo tem ganhado cada vez mais apoio, visibilidade e força no Brasil.

“Quando falamos que o afroturismo nos reconecta à nossa herança africana, estar, durante esses dias, em um ambiente afrocentrado, voltado para negócios e turismo, representa uma oportunidade única de avanço. É o momento ideal para entender o que o viajante negro busca ao escolher um destino e como o Brasil pode se posicionar como essa escolha. Quanto mais conseguirmos conectar esses viajantes ao Brasil, mais cresceremos em número de visitantes. E, automaticamente, conseguimos impactar positivamente a população negra, que possui todos os recursos necessários para receber esses turistas de maneira acolhedora e autêntica”, reforçou Tania Neres.

LEIA TAMBÉM: 122ª Sessão do Conselho Executivo da ONU Turismo levantou pautas para o futuro do setor

A Embratur tem investido no afroturismo como um dos carros-chefes da atual gestão, iniciada em 2023. Diversas ações, como ativações em feiras internacionais, press trips e famtours por destinos onde a herança africana é protagonista, e apoio a empresas e projetos afrocentrados, têm ajudado a impulsionar o segmento no Brasil.

Black Travel Summit

O Black Travel Summit é organizado pela Black Travel Alliance, uma associação que reúne grupo de criadores de conteúdo de viagens negros do mundo inteiro e que tem como pilares os conceitos de ‘Aliança, Amplificação e Responsabilidade’.

LEIA TAMBÉM: Brasil lidera crescimento do mercado do turismo na América Latina

O evento também é uma oportunidade de debate do crescimento do afroturismo dentro da indústria global de viagens. Além disso, o Black Travel Summit proporciona discussões importantes sobre inclusão e diversidade no turismo, com foco em mercados emergentes que valorizam a cultura afro e seu impacto na indústria de viagens.

Siga o @portaluaiturismo no Instagram e no TikTok @uai.turismo

Mais Lidas