Mais uma vez a participação do Brasil na WTM Londres se destaca pela diversidade de negócios, prêmios, interações que o país como destino turístico vem promovendo para o mercado europeu, enfatizando um posicionamento mais assertivo do que é viajar pelo Brasil para o estrangeiro. No estande com pouco mais de 400m2, junto com a Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, 52 co-expositores, dividiram espaço, palco de apresentações turísticas e cozinha show.
De feijoada a baião de dois
Um dos pratos que sempre faz sucesso nas apresentações típicas é a feijoada, que este ano foi elaborada pelo chef Junior Menezes, baseado em Londres. Além do feijão preto que está no imaginário gastronômico brasileiro, ainda foi preparado baião de dois, peixes, acompanhados de caipirinhas de frutas e cafés. As atrações movimentaram o estande do Brasil na WTM, promovendo negócios com sabor de brasilidade.
Sabores do Pantanal
Pela segunda vez juntamente com o Brasil em Londres, o chef Paulo Machado levou a cozinha pantaneira para os gringos, fortalecendo os laços culturais gastronômicos, a identidade do país por meio de suas raízes. Desta vez, o Chef Paulo trouxe a Rota gastronômica Pantaneira edição “Águas”, com a elaboração de peixes, técnicas usadas no Pantanal Brasileiro, ensinando um pouco dessa cultura culinária.
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Londres é um dos principais cartões postais da liberdade gastronômica e os destinos que aqui estiveram aproveitaram bem essa visibilidade, investindo em promoção do turismo por meio de suas receitas, de seus insumos, de sua criatividade.
Gastronomia e sustentabilidade
Curitiba foi outro destaque na WTM Londres. A cidade foi indicada entre os 10 melhores destinos para se visitar em 2025 pela Lonely Planet, que enviou uma delegação para entregar o prêmio à prefeitura da cidade e aos representantes do país na Embratur. A secretária de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, esteve no evento e recebeu a homenagem no estande Brasil.
Na entrega do prêmio, os principais pontos do reconhecimento foram novamente levantados pelos representantes da Lonely Planet, como os projetos sustentáveis da cidade, a mobilidade e a diversidade gastronômica. A delegação também informou que a cidade chamou atenção de seus diversos criadores de conteúdo (influenciadores) de várias partes do mundo que estiveram por lá. Foram destacados os parques, em especial o Tanguá, o Museu Oscar Niemyer e o Trem da Serra Verde pela Mata Atlântica.
A participação do Brasil com 52 co-expositores foi mais uma vez um sucesso em sua interação com o público de mais de 40 mil pessoas nos três dias de evento, onde negócios foram realizados atraindo turistas, fomentando outros eventos, empreendimentos. O Sebrae Maranhão, Piauí e Ceará, por exemplo, levaram a Rota das Emoções e todas as suas possibilidades de turismo, lugar que já vem ganhando notoriedade internacional há algum tempo com seus ventos fortes e a prática do kitesurfe.
Outra associação que se destacou nos dias da WTM Londres foi a ABAV Nacional que veio mais uma vez representando as agências de viagens do Brasil. Também, o Rio de Janeiro que, além de estar no imaginário do que é ser “Brasil” para o exterior, ainda trouxe novidades como o Roxy Dinner Show.
A Embratur anuncia novidades para 2025, uma repaginada na marca Brasil. O novo momento do turismo brasileiro com a chegada de mais turistas internacionais merece ser comemorado por todos nós. Um país repleto de possibilidades tem no turismo seu estandarte, sua força econômica, sua diversidade. Há muitos Brasis no Brasil e ver um pedacinho do turismo do Brasil em Londres, entre feijoadas e caipirinhas, entre peixes e técnicas pantaneiras, sendo reconhecido por sua sustentabilidade é um orgulho para o turismo de todo o país. Bravo, Embratur! Bravo!
Thiago Paes é colunista de turismo e gastronomia. Apresentador de tv no Travel Box Brazil e está nas redes sociais como @paespelomundo. Press contato@paespelomundo.com.br
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