hotelaria

Vêm aí o 23º Encontro da Hotelaria

O evento tem como principais objetivos analisar cenários atuais, compartilhar procedimentos operacionais e divulgar as principais tendências do mercado.

Vêm aí o 23º Encontro da Hotelaria (Foto: Divulgação)

Acontecerá nos próximos dias 1 e 2 de novembro na cidade mineira de Araxá o, sempre ansiosamente aguardado, ENCONTRO DA HOTELARIA, um dos únicos eventos itinerantes da hotelaria brasileira. Promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA, nesta edição contará com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, e apoio do Sindcomércio de Araxá, Fecomércio-MG, Sesc Senac, Associação Comercial de Araxá, IGR Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra e da Prefeitura de Araxá.

Após percorrer quinze cidades mineiras: Belo Horizonte, Caxambu, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Ouro Preto, Montes Claros, Governador Valadares, Capitólio, Uberlândia, Monte Verde, Confins-BHAirport, Tiradentes, Brumadinho, Pouso Alegre e Sete Lagoas além de duas edições virtuais realizadas em 2020 devido a pandemia, Araxá foi a cidade escolhida para o evento deste ano. O evento teve sua primeira edição em 2006 no Minascentro em Belo Horizonte a partir do então Arraiátur idealizado e realizado com habitual primor por Marcos Valério Rocha, coordenador do escritório regional FBHA em Minas Gerais. “Realizar a vigésima terceira edição em Araxá, tem uma grande relevância, dada a importância do seu patrimônio natural, turístico, cultural e econômico. Uma das principais cidades de Minas Gerais. Polo de desenvolvimento e de oportunidades para bons negócios”. Destaca Marcos Valério.

O Encontro da Hotelaria

O evento tem como principais objetivos desde seus primórdios, analisar cenários atuais, compartilhar procedimentos operacionais e divulgar as principais tendências do mercado. Ao longo de todas as suas edições contou com a participação de palestrantes de reconhecida experiência e conhecimento, que contribuem para o desenvolvimento do setor além de favorecer a realização de novos negócios atrelados a uma mostra de produtos e serviços, com permanente participação das mais importantes empresas fornecedoras do segmento hoteleiro.

LEIA TAMBÉM: Seu hotel recebeu uma avaliação ruim? Saiba como lidar com ela

O público-alvo do ENCONTRO DA HOTELARIA é composto por empresários e executivos dos principais hotéis da região, profissionais atuantes junto às redes nacionais e internacionais, dirigentes sindicais, representantes de entidades, agentes de viagens, turismólogos, fornecedores de produtos e serviços, membros da administração pública municipal e estadual, consultores, influenciadores e jornalistas.

Durante a mostra de produtos e serviços são apresentadas ao público pelos expositores novas tecnologias, inovações, produtos se serviços que maximizam resultados para os hotéis. O evento será uma grande oportunidade para empresários e profissionais dos setores: hoteleiro, gastronômico, turístico, eventos e comércio, adquirirem novos conhecimentos, além da satisfação de reencontrar pessoalmente os amigos e parceiros do “trade”.

A programação do evento deste ano foi criteriosamente elaborada pela organização e abordará temas pertinentes para o atual momento do setor turístico e hoteleiro brasileiro, em especial do “Estado-Nação” Minas Gerais com toda sua diversidade climática, geográfica e cultural. Temas como: Impactos para hotelaria do Projeto de Lei que regulamenta Cassinos no Brasil, liderança de equipes multifuncionais, tendências inovadoras do varejo aplicadas a hotelaria e gastronomia e a expansão projetada de redes hoteleiras em cidades de médio porte fazem parte da programação. Para tal renomados profissionais estão confirmados como palestrantes e painelistas como: Abel Castro (Accor Hotels), Cristiano Lopes (Professor de Gestão Estratégica e Marketing), Magnho José (Instituto Brasileiro do Jogo Legal), Maarten van Sluys (MVS Consultoria) e Chef Edson Puiati (SENAC MG).

Uma das principais atrações do diversificado evento será o painel: “Gestoras Hoteleiras Mineiras que fazem a diferença” com expoentes de nossa hotelaria como: Flávia Araújo (Presidente da ABIH-MG e Diretora da San Diego Hotéis), Ana Paula Rennó (Diretora da Class Hotéis) além de Lizete Ribeiro (CEO do Grupo Tauá Hotéis e Resorts) e Erica Drumond (Diretora do Hotel Ouro Minas Dolce by Wyndham em BH), estas duas últimas ainda a confirmar.      

Agenda do 23º Encontro da Hotelaria

A 23ª edição do ENCONTRO DA HOTELARIA será concluída em grande estilo com workshops relacionados a gastronomia que acontecerão no segundo dia do evento no SESC Araxá.

Confira as datas e horários:

?????1 de novembro (6ª feira)

????Grande Hotel e Termas de Araxá (Grupo Tauá)

????9 as 18 horas

?????2 de novembro (sábado)

????SESC Araxá

????9 as 18 horas

Site Oficial: encontrohotel.com.br

Inscrições gratuitas podem ser feitas pelo Sympla.

Sobre a Cidade de Araxá

Araxá é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, no Sudoeste Mineiro localizado na Região Geográfica do Alto Paranaíba, situado a 362 Km de Belo Horizonte. Com 111.691 habitantes, segundo o censo de 2022 do IBGE, é o 28° município mais populoso de Minas Gerais.

O nome “Araxá” provavelmente é de origem tupi-guarani, formado pela união dos termos “ara” e “cha”, que significariam, respectivamente, “lugar” e “alto/elevado”, ou seja, um “lugar” ou terreno elevado. Paralelamente, o termo também foi utilizado para identificar alguns grupos indígenas locais, denominados em algumas fontes históricas como Araxás ou Arachás.

LEIA TAMBÉM: Conheça as diferenças entre hotéis: boutique, lifestyle e soft brand

A mineração é a maior fonte geradora da economia de Araxá. Na década de 1950 teve início um novo ciclo de desenvolvimento econômico do município com a instalação da COMIG – Companhia Mineradora de Minas Gerais, e da implantação de indústrias, como a CAMIG – Companhia Agrícola de Minas Gerais e a CBMM Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração. A ação dessas empresas deu sustentação econômica ao município, fazendo surgir novas indústrias, o que gerou fluxo migratório para o município. Tal situação foi reforçada a partir de 1971, com a instalação da Arafértil, atual Mosaic Fertilizantes, do setor de fertilizantes.

Araxá fortaleceu-se como polo turístico na década de 1940, com a inauguração em 1944 do Complexo Termal – Grande Hotel e Balneário. Que atrai turistas de todas as regiões do Brasil e do mundo para usufruir de suas águas medicinais, de seus sabonetes e cremes para a pele e do rico artesanato. O município integra o Circuito Turístico da Canastra.

Pontos turísticos

  • Grande Hotel de Araxá
  • Termas de Araxá
  • Fonte Andrade Júnior
  • Horizonte Perdido
  • Árvores dos Enforcados
  • Parque do Cristo
  • Museu Dona Beja
  • Museu Calmon Barreto
  • Museu Sacro de São Sebastião
  • Fundação Cultural Calmon Barreto (Antiga Estação Ferroviária).

“O ENCONTRO DA HOTELARIA é tradicionalmente composto por palestras, painéis interativos, oficinas, workshops e visitas técnicas nos locais onde é realizado”.

Maarten Van Sluys (Consultor Estratégico em Hotelaria – MVS Consultoria)

Instagram: mvsluys  e-mail:  mvsluys@gmail.com  WhatsApp: (31) 98756-3754

Mais Lidas