A união de dois ingredientes que formam uma das sobremesas clássicas da culinária brasileira: queijo e goiabada. E que tal transformar esse ícone num drink? A tradução dessa brasilidade é o “Romeo’s Pinch”, a bebida que faz parte do especialíssimo menu de drinks do Restaurante Must em São Paulo e que traz toda a simplicidade da combinação para o lobby do sofisticado hotel Tivoli Mofarrej.
A popular combinação de queijo e goiabada recebe o nome da inconfundível obra da literatura inglesa: Romeu e Julieta, de William Sheakspeare, sugerindo uma parceria perfeita e inseparável. Embora as origens do nome na culinária não sejam bem documentadas, aflora em nosso imaginário um pouco dos queijos de Minas, um pouco dos tachos açucarados da Pernambuco colonial.
LEIA TAMBÉM: Etarismo gastronômico: como inovar dentro das tradições?
A combinação começou a ganhar popularidade no Brasil durante o século XX. A doçura intensa da goiabada contrastando com a leveza e um pouco de salgado do queijo cria um equilíbrio de sabores que agrada muito ao paladar, principalmente aos agridoces como o meu.
O drink de goiabada e queijo
O Romeo’s Pinch é uma mistura impecável de Chivas 12 anos, purê de goiaba, grapefruit (toranja), laranja Bahia, água com mel e especiarias. A combinação é coroada com um crumble de parmesão digno de ir provando aos poucos, aos pedaços ou imerso na própria bebida mais doce.
O cardápio traz, além de “A pitada de Romeu”, outros drinks como o Amadeus que leva coco e nibs da cacau, ou ainda o Elixir, bem mais cítrico e aromático, com destaque para a linda apresentação com o buquê de ervas; todos assinados por Adriana Pino.
Importância Cultural
Além de ser um doce muito apreciado, Romeu e Julieta representa uma fusão de tradições e sabores que são emblemáticos do Brasil. O queijo traz a influência europeia, especialmente portuguesa, francesa, italiana, enquanto a goiabada celebra a utilização de frutas nativas da América Latina. Juntos, eles criam um perfil de sabor que é ao mesmo tempo simples e sofisticado, que vai das generosas lascas e fatias nas feiras livres aos restaurantes e suas pitadas mais sofisticados como no Must, refletindo a riqueza multicultural do Brasil.
Quando o que está à mesa é a riqueza da culinária brasileira, a criatividade transforma todas as nossas referências de imigração em receitas tão versáteis que conseguimos o suprassumo da gastronomia: a união do simples ao sofisticado, do rústico e o delicado. Quem sabe Sheakspeare tenha pensado nisso (ele pensou em tudo), quem sabe estejamos apreciando os melhores contrates de nós mesmos. O Must é daqueles programas imperdíveis que eu adoro fazer quando em São Paulo. Bravo, Tivoli! É o Must.
Thiago Paes é colunista de gastronomia e turismo. É apresentador de tv no canal Travel Box Brazil e está nas redes sociais como @paespelomundo. Press: contato@paespelomundo.com.br
Siga o @portaluaiturismo no Instagram e no TikTok @uai.turismo
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br