Planejar uma viagem para os Estados Unidos é um processo prazeroso e emocionante. O destino é um dos favoritos dos brasileiros! Muitos já possuem o visto e, quando chega a hora da renovação, acreditam que será um processo fácil, quase automático, já que a aprovação anterior aconteceu. Porém, se a pessoa não fizer todos os processos da forma correta, esse assunto pode se tornar um grande contratempo.
Segundo o guia de turismo e proprietário de agência de turismo, Pedro Braun, ter um visto americano não significa que a renovação será fácil ou garantida. As autoridades dos Estados Unidos têm se tornado cada vez mais rigorosas, desde meados dos anos 2010, especialmente com solicitações vindas do Brasil, aumentando as negativas e as exigências para a concessão do visto.
LEIA TAMBÉM: Além dos arranha-céus: a Nova York dos castelos, fortes e mosteiros
“Tudo começa com um bom planejamento e eu recomendo que seja feito com antecedência”, afirma Braun, que é especialista em vistos e viagens internacionais. “Cada solicitação é avaliada individualmente, o que torna as orientações personalizadas fundamentais para aumentar as chances de aprovação”, completa.
Um dos maiores riscos de tentar renovar o visto sem apoio especializado é a possibilidade de cometer erros que podem levar à negativa do pedido. Caso isso aconteça, será necessário pagar novamente todas as taxas consulares e outros custos para submeter uma nova solicitação, resultando em uma perda de dinheiro e tempo. Além disso, há o risco de não conseguir agendar uma nova entrevista em tempo hábil, especialmente em períodos de alta demanda.
Pedro Braun enfatiza que contar com a ajuda de uma agência especializada pode fazer toda a diferença. Profissionais experientes sabem exatamente quais documentos são necessários, como preencher os formulários corretamente e quais são as melhores práticas para aumentar as chances de aprovação. “Orientações individualizadas são essenciais porque cada caso é único. O que funcionou para uma pessoa pode não funcionar para outra, e um especialista pode identificar as particularidades do seu perfil e oferecer orientações específicas”, explica Braun.
Muitos erros acontecem por falta de atenção aos detalhes na documentação. Um exemplo é o interessado no visto subestimar a importância de apresentar documentos atualizados e completos. Outro erro frequente é a inconsistência nas informações fornecidas durante a entrevista, o que pode gerar suspeitas e a negativa do pedido.
LEIA TAMBÉM: Orlando divertido: 26 atrações para crianças de todas as idades
Como se preparar para a entrevista?
A preparação para a entrevista de renovação do visto é fundamental. Embora muitas informações estejam disponíveis online, entender como se portar e como responder pode ser a diferença entre um pedido aprovado e um negado. A experiência de um profissional pode guiar o solicitante durante o processo, fornecendo dicas sobre como se apresentar e responder às perguntas dos oficiais consulares.
A Braun Turismo, empresa de Pedro Braun, já orientou milhares de turistas no processo de renovação do visto americano, com uma altíssima taxa de aprovação. Porém, ela vai muito além de preencher os documentos. É feita uma análise personalizada do cliente e uma orientação para que a entrevista corra sem contratempos. A experiência de décadas cuidando destes processos dá o respaldo necessário aos clientes, além da segurança de saberem que podem fazer a entrevista tranquilos por estarem preparados.
Fazer sozinho ou contratar ajuda especializada?
Optar por fazer a renovação do visto sozinho pode parecer uma economia à primeira vista, mas o risco de erros que levam à rejeição é alto. Além do custo financeiro, há o estresse emocional e o tempo perdido. Uma agência de turismo com um consultor especializado pode oferecer não apenas a tranquilidade de um processo bem conduzido, mas também uma visão estratégica sobre como lidar com possíveis obstáculos. “Com o conhecimento especializado, você evita o desperdício financeiro de ter o visto negado e aumenta muito as suas chances de sucesso na solicitação da renovação do visto”, conclui Pedro Braun.
LEIA TAMBÉM: Nos EUA não tem SUS: Seguro Viagem é investimento para quem vai viajar
Planejar a renovação do visto de turismo americano com antecedência e com o apoio de especialistas pode transformar um processo estressante em uma experiência tranquila e eficiente. É importante lembrar que, apesar de ser um custo considerável (que é de aproximadamente R$1500,00 entre taxas consulares, envio do passaporte pelos Correios e demais cobranças), a duração do visto pode chegar até a dez anos, o que significa que você só precisará se preocupar com isso novamente daqui a uma década. Com um pouco de preparação e seguindo as orientações do guia Pedro Braun, você garante que sua viagem aos Estados Unidos não seja prejudicada por problemas com o visto.
Siga o @portaluaiturismo no Instagram e no TikTok @uai.turismo