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Uma abordagem estruturada na Gestão de Projetos Turísticos: trilhando as melhores práticas

Com o encerramento das festividades de Carnaval, é hora de voltar o foco para os desafios e oportunidades que o restante do ano nos reserva.

Prepare-se para uma série de posts que prometem enriquecer seu conhecimento em gestão de projetos, especialmente quando aplicado ao setor do turismo.

Esta série de posts é fundamentada no Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, conhecido como PMBOK e que, em sua 7ª edição, continua sendo uma referência internacional amplamente reconhecida no campo do gerenciamento de projetos. Ele oferece diretrizes e melhores práticas para profissionais em todo o mundo.

Esses posts trarão insights valiosos, estratégias eficazes e casos práticos, destacando como a gestão de projetos pode ser um elemento-chave na construção e aprimoramento de experiências turísticas.

Esteja preparado para uma jornada de aprendizado significativa que alia padrões globais de gerenciamento de projetos à prática no contexto específico do turismo.

Gerenciando projetos

Vamos conhecer alguns conceitos-chave de gerenciamento de projetos, que irão facilitar o seu entendimento de uma forma ampla em relação à gestão de projetos.

Começando com o conceito de projeto. Afinal de contas, você já deve ter ouvido a palavra projeto em vários contextos, não é mesmo?

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Um projeto é um esforço planejado com um objetivo específico a ser alcançado em um prazo determinado, utilizando recursos como pessoas, dinheiro e materiais. No contexto do turismo, pense em criar um evento cultural em uma cidade. Esse evento seria um projeto, com metas claras, como organizar as apresentações, atrair participantes e garantir uma experiência única para os visitantes.

O gerenciamento de projetos, por sua vez, é uma abordagem estruturada que engloba processos, técnicas e conhecimentos para conduzir um projeto, desde a sua concepção até a conclusão.

No turismo, imagine a construção de um novo resort como um projeto. O gerenciamento de projetos é aplicado para definir claramente o escopo do empreendimento, elaborar um cronograma para a construção, alocar recursos, gerenciar riscos e garantir que o projeto seja entregue dentro das expectativas, proporcionando uma experiência turística excepcional.

Essa experiência turística é o resultado do projeto, ou seja, são os benefícios e valor que o projeto deve entregar.

Podemos trabalhar com programas, que são um conjunto de projetos relacionados e gerenciados de forma coordenada. Como exemplo, podemos citar um programa de resgate cultural, com o objetivo de fomento, democratização e acesso à cultura e ao turismo. Nesse programa, poderíamos ter projeto de pesquisa, projetos de sensibilização à população, entre outros.

Já o portifólio de projetos representa um conjunto de projetos, programas e/ou atividades agrupadas que são gerenciados de forma coordenada para obter benefícios que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.

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Neste caso, vamos pensar que uma região turística que precisa ser desenvolvida e, para isso é necessário um plano estratégico. Esse portifólio pode incluir diversos projetos, como a construção de infraestrutura turística, implantação de rotas de cicloturismo, desenvolvimento de iniciativas de marketing, projetos de inovação, além de programas de financiamento para empreendedores, entre outros.  A gestão do portfólio garante que os projetos individuais estejam alinhados e permite uma abordagem holística para impulsionar o turismo na região, contribuindo para uma gestão mais eficaz.

O Gerente de Projeto

E quem é a pessoa que lidera a equipe do projeto e é responsável por alcançar os objetivos do projeto? Aqui temos o Gerente de Projeto. Imagine um guia turístico que orienta os turistas por paisagens desconhecidas! Assim é o gerente de projetos, ele lidera uma equipe por meio dos caminhos desafiadores do desenvolvimento e execução do projeto, facilitando o trabalho do time.

Neste post, você teve a oportunidade de conhecer alguns princípios-chave que orientam comportamentos e ações dos profissionais na gestão de projetos. Além desses conceitos, a agilidade na adaptação a mudanças, a comunicação eficaz com diferentes partes interessadas e a gestão proativa de riscos sustentam o sucesso em projetos turísticos.

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Uai Turismo
postado em 21/02/2024 06:22
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