A revista National Geographic Traveller elencou os 30 destinos mais "emocionantes" para serem visitados em 2024 pelos mais variados perfis de viajantes. De Serra Leoa, na África, a Vitória, na Austrália, o levantamento tem representantes de cinco continentes. No entanto, não foi listado nenhuma cidade ou estado do Brasil.
O primeiro lugar da lista é ocupado pelos Alpes Albaneses, localizado na Albânia. O lugar é descrito como uma "fuga selvagem na estrela em ascensão da Europa". "Conhecida, de forma bastante ameaçadora, como as Montanhas Amaldiçoadas, este reino de picos cársticos recortados é um sonho para os caminhantes, onde linces vagam por florestas de abetos e flores silvestres cobrem o fundo dos vales", afirma a revista.
- Como uma improvável cidade na Europa está atraindo nômades digitais
- O casal que viaja em trailer há três anos para conhecer os 74 parques nacionais do Brasil
Em seguida, aparece Belfast, na Irlanda do Norte. O destino ganhou destaque por causa do patrimônio marítimo e riqueza cultural que possui. "Se o orgulho da cidade de Belfast é como uma flor que consegue crescer em solo difícil, então 2024 deverá ver um super florescimento graças ao ano da cultura da capital da Irlanda do Norte", diz a National Geographic Traveller.
Na sequência aparece Emília-Romanha, conhecida como o "coração gastronômico da Itália". "Não que você precise de uma equipe de apoio para descobrir a região de bicicleta - este é um dos maiores destinos de ciclismo da Itália, talvez melhor explorado em um itinerário tranquilo e autoguiado visitando Bolonha, Parma e Modena, com paradas panorâmicas entre elas", sugere a revista de turismo.
A National Geographic Traveller também recomendou uma viagem de trem pela Europa, passando de Paris a Berlim, de Bruxelas para Praga ou de Paris a Edimburgo. Galloway e Southern Ayrshire, na Escócia, são outros destinos elencados por causa da riqueza da paisagem na região, com florestas densas e reserva da bioesfera.
A lista segue com Nordland, na Noruega, chamada de "inovação fora da rede no Círculo Polar Ártico". "Nordland é uma região de geleiras e picos elevados, pequenas cidades de pescadores e vilarejos remotos, onde as tradições Sámi (grupo étnico) se manifestam sob o sol da meia-noite ou a aurora boreal", explica a revista.
Confira outros destinos na Europa:
- North Yorkshire, Inglaterra
- Pompéia, Itália
- Saimaa, Finlândia
- Tartu, Estônia
- Os euros, Alemanha
- Valeta, Malta
- País de Gales
- Wild Atlantic Way, Irlanda
Confira outros destinos nas Américas
- Deserto do Atacama, Chile
- Lima, Peru
- Estado de Nova York, EUA
- Miami, EUA
- Domínica
- Nova Escócia, Canadá
- Texas, EUA
- Península de Yucatán, México
- Zonas Húmidas de Iberá, Argentina
Confira outros destinos na África:
- Akagera, Ruanda
- Florestas Secas de Andrefana, Madagascar
- Serra Leoa
Confira outros destinos na Ásia:
- Siquim, Índia
- Tainan, Taiwan
- Xian, China
Destino na Oceania:
- Vitória, Austrália
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br