A Casa Civil do governo federal anunciou nesta segunda-feira (7/2) a entrada do Brasil no Global Entry (GE), programa do governo norte-americano que facilita a entrada de imigrantes brasileiros e a liberação rápida no controle de passaporte nos Estados Unidos por meio de um cadastro prévio.
O Global Entry é administrado pela Autoridade de Aduanas e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP, na sigla em inglês). Contando com o Brasil, fazem parte do GE, atualmente, 11 nações.
Para participar, os viajantes interessados devem ser aprovados pela CBP, após pagarem taxa de inscrição e cumprir o processo de registro e avaliação prévia. Uma vez aprovados, os viajantes podem fazer o trâmite de ingresso nos EUA em aeroportos selecionados de maneira simplificada, por meio de quiosques automáticos.
- Etapas de inscrição:
- O que os brasileiros precisam fazer para participar:
- Fazer sua inscrição na plataforma do programa;
- Pagar US$ 100 para se inscrever
- Cumprir todo processo de registro e avaliação prévia
- Precisam ser aprovados pelo CBP
Segundo a Casa Civil, a medida vai estimular contatos de empresários, turismo, além de interação acadêmica entre instituições de ensino de ambos países. Segundo o ministro Ciro Nogueira, o GE também vai “fortalecer as relações entre os dois países”.
Além da Casa Civil da Presidência da República, a parceria contou com o envolvimento dos Ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e Segurança Pública e da Economia, assim como da Secretaria da Receita Federal e da Polícia Federal.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.