O foguete europeu Ariane 6 deve voar pela primeira vez na terça (9). O lançamento deve acontecer a partir das 15h (horário de Brasília) nas instalações do espaçoporto europeu em Kourou, na Guiana Francesa. A janela de lançamento vai durar quatro horas.
A ideia é que o Ariane 6 leve à órbita baixa da Terra nove cubesats e experimentos não-orbitais — entre eles, estão duas cápsulas de reentrada, que vão atravessar a atmosfera do nosso planeta e vão enfrentar altas temperaturas.
Após o lançamento das cargas úteis, o estágio superior do foguete vai iniciar o retorno à Terra. No entanto, a Agência Espacial Europeia (ESA) observa que o veículo não vai sobreviver, sendo queimado durante a reentrada.
Operado pela francesa Arianespace em nome da ESA, o Ariane 6 vai substituir o antigo Ariane 5, foguete aposentado em 2023 após completar quase 120 lançamentos.
O novo foguete passou quase uma década em desenvolvimento e deveria ter feito seu voo inaugural em 2020. No entanto, problemas técnicos somados à pandemia da COVID-19, bem como a invasão da Rússia na Ucrânia, levaram a ESA a alterar o cronograma.
É esperado que o novo lançador alcance a marca de nove a 12 lançamentos anuais em 2026. “Este é um grande momento para a Europa, já que este foguete vai assegurar nosso acesso garantido e autônomo ao espaço — e a toda a ciência, observação da Terra, desenvolvimento de tecnologia e possibilidades comerciais relacionadas”, escreveram os oficiais da ESA.
Fonte: ESA
Trending no Canaltech:
- Quem são os "Divertida Mente" da vida real?
- Skydance compra a Paramount em fusão com acordo de US$ 1,75 bilhão
- MENOR PREÇO | Galaxy S23 Ultra atinge valor imperdível usando cupom
- Microsoft China bane uso de Android e equipe migra para iPhone
- AMD não irá aumentar V-Cache 3D em novos Ryzen 9 9000X3D
- F1 | Filme estrelado por Brad Pitt sobre Fórmula 1 ganha teaser