Com o lançamento dos novos processadores Intel Core Ultra 200 e 200V, a Intel também atualizou a arquitetura de núcleos P, de desempenho. No lugar dos Raptor Cove e Redwood Cove, dos chips Raptor Lake (Refresh) e Meteor Lake, respectivamente, a empresa introduziu os novos Lion Cove, com uma série de mudanças profundas tanto de design quanto de funcionamento.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- IA PCs com CPUs Intel Lunar Lake chegam no início de setembro
- 7 Empresas que já fizeram processadores e você não lembra
A nova arquitetura de núcleos foi totalmente redesenhada, modificando inclusive a presença ou não hyperthreading nos núcleos físicos, constante nos produtos da empresa desde 2002 com os primeiros Xeon.
Durante a semana anterior à Computex 2024, o Canaltech participou do Intel Tech Tour, também em Taiwan. No evento fechado para a imprensa especializada, a empresa apresentou detalhes sobre os novos núcleos Lion Cove, bem como os impactos das mudanças para os novos produtos Intel Core Ultra 200 e futuras gerações de processadores.
Separação do CPU Scheduler (Escalonador de CPU)
O CPU Scheduler — ou escalonador da CPU — é o componente responsável por selecionar processos na memória que estejam prontos para serem executados e os aloca na “fila de execução” da CPU. A primeira e maior mudança nos novos núcleos Lion Cove é a separação do Escalonador Matemático Unificado em um Escalonador Integral e um Escalonador Vetorial.