Em homenagem a Tanabata, tradicional celebração japonesa, nascida da lenda de mesmo nome, o Google criou neste domingo (7) um doodle temático para o Brasil, país que possui uma das maiores comunidades japonesas fora do Japão.
Na imagem, é possível ver uma mulher em frente a uma lua e em um ambiente decorado, pendurando um pequeno pedaço de papel em uma árvore. A imagem faz referência a uma das tradições que acontecem durante a comemoração, também conhecida como Festival das Estrelas e que celebra o amor entre os amantes cósmicos Orihime e Hikobosh.
A história de Tanabata
Segundo a lenda de Tanabata, Orihime (representada pela estrela de Vega) era a graciosa filha do Senhor Celestial e princesa dos céus, que um dia conheceu e se apaixonou pelo pastor de vacas Hikoboshi (representado pela estrela de Altair).
O encontro aconteceu durante a noite do sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, ao longo de um rio estrelado conhecido como Via Láctea. O casal, completamente apaixonado e encantado pela presença um do outro, começou então a viver apenas em torno de seu próprio romance, esquecendo das obrigações diárias e tarefas importantes que deveria cumprir.