Tecnologia

Aquecimento global torna turbulências em voos mais frequentes e severas

O aumento da temperatura global tem causado impacto na aviação. Pesquisadores descobriram que as turbulências estão mais comuns e mais fortes por conta do clima

O aquecimento global vem atingindo limites sem precedentes e pode superar 1,5º C pela primeira vez até 2027, de acordo com relatório recente da Organização Meteorológica Mundial (World Meteorological Organization – WMO). Os efeitos desse aumento de temperatura vêm causando preocupação em diversas áreas, inclusive na aviação.

Pesquisadores ao redor do mundo têm coletado dados que comprovam não apenas o aumento da frequência das turbulências durante os voos, mas também a intensidade com que o fenômeno que causa terror nos passageiros tem ocorrido desde que as alterações climáticas se acentuaram.

A IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) classifica as turbulências em três tipos distintos: leve, moderada e severa. E, de acordo com o professor Paul Williams, cientista atmosférico da Universidade de Reading, o aquecimento global tem tornado as turbulências cada vez mais severas.

O estudo chefiado por Williams compilou informações e detectou que houve um aumento de 55% no tempo de turbulências anuais entre 1979 e 2020, apenas em um ponto específico, acima do Atlântico Norte, uma das rotas de voo mais movimentadas do mundo. Para o cientista, isso foi causado diretamente pela alta das emissões de carbono, que influenciam as chamadas cortantes de vento, ou windshear.

Trending no Canaltech:

Mais Lidas