Caso você tenha encontrado um vídeo que usa IA para simular a sua aparência ou a sua voz no YouTube, é possível preencher uma denúncia de violação de privacidade para tirá-lo do ar. O recurso é uma forma de combater deepfakes e proteger a identidade dos usuários na plataforma.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- O que é deepfake?
- Como saber se uma foto foi criada por Inteligência Artificial
O YouTube informa que a denúncia pode ser feita para qualquer publicação que retrata uma “versão realista alterada ou sintética” da pessoa, mesmo sem violar as diretrizes da comunidade. Para isso, é necessário preencher um formulário no suporte da plataforma e trazer a maior quantidade de detalhes sobre a manipulação das imagens.
Como denunciar deepfakes de sua voz ou imagem no YouTube
Antes de liberar o formulário, o YouTube recomenda que a pessoa leia os conteúdos sobre assédio e violação de diretrizes da comunidade da plataforma, além de tentar entrar em contato com quem publicou o vídeo.
A empresa ainda reforça que reivindicações falsas podem resultar no banimento da conta, então é importante separar provas e mais informações sobre o ocorrido. Vale lembrar que somente a pessoa atingida pelo vídeo pode enviar uma reclamação — no caso de um menor de idade ou uma pessoa sem acesso à internet, o processo precisa ser feito por um responsável legal.
No celular
Siga estes passos:
- Acesse o link para a denúncia na Ajuda do YouTube (support.google.com/youtube);
- Pressione “Continuar”;
- Selecione “Ainda quero enviar uma denúncia de violação de privacidade”;
- Toque em “Analisei as diretrizes da comunidade”;
- Pressione “Denunciar conteúdo sintético ou alterado”;
- Preencha o formulário, assine o documento e envie para análise.