A Starlink é a maior provedora de internet via satélite no Brasil, segundo dados públicos da Anatel. Em maio de 2024, a empresa teve 42,5% de participação no mercado de banda larga fixa com origem no espaço. O percentual equivale a mais de 200 mil acessos no mês.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Golpe da Starlink: sites falsos enganam consumidores no Brasil
O ranking da Anatel conta com a Starlink em primeiro lugar, com 200.320 acessos. Em seguida, aparece a Hughes, com 179.462 acessos. As duas empresas dominam o setor no território brasileiro, já que o terceiro lugar — Viasat — conta com apenas 26.456 acessos.
Ao todo, a internet via satélite representa 0,9% de todos os acessos no país. Apesar da fatia parecer pequena, ela está em crescimento, nos últimos meses.
Em maio de 2023, por exemplo, o percentual era de 0,8%. Naquela época, a Starlink tinha presença bem menor no Brasil, com apenas 57.605 acessos. A empresa cresceu mais de três vezes em 12 meses, como visto nos gráficos abaixo:
Trending no Canaltech:
- Sinais de Alzheimer podem estar na forma como conversamos
- “Fotografia Astronômica do Ano” | Fotos impressionantes disputam prêmio
- Pesquisadores identificam falha crítica que expõe sistemas Linux
- Noplace | Nova rede social mira “gen Z” e quer fugir de algoritmos
- AstraZeneca "admite" efeito colateral raro de vacina da covid-19
- DESPENCOU | Galaxy S24 com 256 GB está com preço baixo usando cupom