Em um cenário de aumento constante nos ataques contra as corporações, a adoção de seguros cibernéticos pelas empresas no Brasil está em alta. Segundo um estudo da ManageEngine, 63% das empresas brasileiras que sofreram ataques em 2023 acionaram seus seguros. O índice coloca o Brasil em segundo lugar na América Latina, ao lado da Argentina e atrás apenas do México, que registrou 65%.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- IA e conscientização são decisivas na cibersegurança, dizem especialistas
A pesquisa da ManageEngine, conduzida pela Dimensional Research, abrangeu quatro países da América Latina: Brasil, Argentina, Colômbia e México. Foram entrevistados 705 profissionais de cibersegurança e líderes de TI de organizações de diferentes portes.
O estudo, realizado em janeiro de 2024, investigou os principais desafios de cibersegurança enfrentados pelas empresas e o impacto da inteligência artificial na detecção e prevenção de ciberataques.
Seguro cibernético e desafios
Os resultados da pesquisa indicam um amadurecimento digital das empresas brasileiras em relação a suas estratégias de cibersegurança. O gerente técnico da ManageEngine, Tonimar Dal Aba, destaca que o cenário de cibersegurança no Brasil está evoluindo: “As empresas estão enfrentando riscos maiores, mas também estão mais preparadas para adotar soluções inovadoras, proteger seus ativos e mitigar riscos de maneira eficaz.”