Tecnologia

Paracetamol pode induzir a comportamento de risco; entenda

Pesquisa descobriu que a redução da percepção de dor e ansiedade trazida pelo analgésico comum pode fazer com que humanos se arrisquem mais

Um dos analgésicos mais comuns do mundo, usado principalmente contra dores de cabeça, pode afetar a percepção de risco — e nos fazer tomar decisões mais arriscadas sob efeito do remédio. O medicamento em questão é o acetaminofeno, também conhecido como paracetamol, e vendido sob diversos nomes de fantasia.

Em estudo realizado por cientistas das Universidades Estadual de Ohio e do Oregon, foram testados os efeitos comportamentais do acetaminofeno, como a redução de emoções negativas ao contemplar atividades arriscadas. Outras pesquisas já apontaram efeitos psicológicos da droga, como a diminuição da receptividade a mágoas sentimentais, da empatia e até das funções cognitivas.

Paracetamol e risco

Para descobrir mais sobre os efeitos do remédio, experimentos foram feitos com mais de 500 estudantes universitários, que consumiram 1 g de acetaminofeno, dose máxima recomendada para adultos, dividindo metade para comparação, sendo um grupo placebo (ou seja, sem tomar o medicamento, mas pensando que tomou).

Trending no Canaltech:

Mais Lidas