A empresa Runway liberou o modelo de IA Gen-3 Alpha nesta terça-feira (1º). A novidade permite gerar vídeos com aspecto realista a partir de comandos de textos ou imagens e promete concorrer com o Sora, da OpenAI.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 10 IAs para criar vídeo a partir de fotos ou texto
- Meta apresenta IA para gerar imagens 3D a partir de texto
O Gen-3 Alpha foi anunciado no mês passado, mas ainda não estava disponível para uso comercial. O modelo é capaz de entender comandos de edição, como ajustes nos movimentos de câmera e comandos de cena para ajustar a direção do clipe.
As primeiras demonstrações da tecnologia surpreendem pelo realismo: os cenários são muito bem detalhados e a IA consegue criar rostos humanos com alta fidelidade, preservando expressões faciais e gestos. A empresa revela que o modelo foi treinado com a ajuda de artistas audiovisuais, como uma forma de compreender mais estilos e termos do segmento.
A novidade foi liberada apenas para assinantes dos planos pagos da Runway, com opções a partir de US$ 12 por mês (cerca de R$ 68 em conversão direta). O Gen-3 Alpha consegue gerar vídeos com apenas 10 segundos de duração e pode levar até 90 segundos para produzir um novo clipe a partir de um prompt.
Como usar o Gen-3 Alpha
A tecnologia foi liberada para assinantes do Runway:
- Acesse app.runwayml.com;
- Selecione “Register”;
- Faça o cadastro;
- Escolha um plano de assinatura;
- No painel principal, selecione o banner do Gen-3 Alpha;
- Envie os prompts para criar um vídeo.
O Runway também possui uma versão gratuita, mas o gerador de vídeos usa o modelo antecessor Gen-2. Além disso, a plataforma tem ferramentas para gerar imagens, remover fundos e até criar áudios com IA.
Vídeos cada vez mais realistas
A OpenAI surpreendeu o mercado ao anunciar a IA de vídeos Sora, mas não está mais sozinha na disputa: modelos como o Kling AI, feito pela dona do Kwai, e o Dream Machine, da Luma AI, já foram lançados com foco em gerar vídeos cada vez mais próximos da realidade.
Vale lembrar que o Sora ainda não pode ser usado pelo público, mas a desenvolvedora pretende lançar o produto até o final do ano. Por enquanto, a tecnologia só pode ser usada por parceiros e já rendeu um comercial polêmico de uma loja de brinquedos nos EUA.
Trending no Canaltech:
- Sinais de Alzheimer podem estar na forma como conversamos
- DESPENCOU | Galaxy S24 com 256 GB está com preço baixo usando cupom
- AstraZeneca "admite" efeito colateral raro de vacina da covid-19
- MINI Countryman SE ALL4 | Nova geração chega ao Brasil em duas versões
- Pesquisadores identificam falha crítica que expõe sistemas Linux
- Serviço NVIDIA GeForce Now está a caminho do Xbox Series X e Series S