A emissão do novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para pessoas de todas as idades foi liberada nesta terça-feira (2) no Rio de Janeiro. Com a mudança, o documento passa a utilizar o CPF como número de identificação único e traz outros elementos que ajudam a reduzir o número de fraudes no país.
O processo de implementação do novo documento começou em meados de 2022 no Rio Grande do Sul e segue em expansão por todo o Brasil. Já a emissão é realizada por órgãos de governos estaduais, como o Detran, seguindo calendários próprios.
Emissão para todas as idades no Rio de Janeiro
A mudança no protocolo de emissões da CIN no Rio de Janeiro permite que todos os cidadãos solicitem o documento, independente da idade, a partir desta terça-feira (2).
Para isso, os interessados devem fazer um agendamento no Detran-RJ e se dirigir a um posto de atendimento com a certidão de nascimento e o número de inscrição do CPF obtido pelo site da Receita Federal ou em unidades conveniadas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil.
Em nota, o Governo do Estado do Rio de Janeiro ressaltou que a primeira via da nova carteira de identidade é isenta do pagamento de taxas ou do boleto de pagamento DUDA (Documento Único do DETRAN de Arrecadação).