Logo Correio Braziliense
Tecnologia

Musgo do deserto resiste à radiação e pode sobreviver em Marte

Capaz de sobreviver em ambientes com temperaturas congelantes e níveis elevados de radiação, o musgo do deserto S. caninervis é aposta para crescer em Marte

Para a humanidade colonizar e explorar outros planetas, será necessário aprender como criar habitats autossuficientes fora da Terra, com plantas. Pensando na atmosfera de Marte, pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências descobriram um candidato ideal: o musgo do deserto da espécie Syntrichia caninervis. Este é um especialista em sobreviver a condições extremas, como o excesso de radiação.

A espécie de musgo do deserto é uma “candidata promissora para colonizar ambientes extraterrestres, estabelecendo a base para a construção de habitats humanos biologicamente sustentáveis ??além da Terra”, afirmam os pesquisadores chineses, em nota. 

Inclusive, a equipe sugere que essa planta pode ser ainda mais resistente aos ambientes extremos, como a superfície de Marte, que os tardígrados. Estes são animais microscópicos conhecidos por serem quase "imortais". Ambos os organismos usam a desidratação extrema como estratégia de sobrevivência.

Fungo do deserto muito resistente

O musgo do deserto S. caninervis se espalha por inúmeros países do Hemisfério Norte, como Estados Unidos, Rússia e China, além da Antártida, como é possível ver no mapa a seguir:

Trending no Canaltech:

Mais Lidas