Tecnologia

Usar celular antes de dormir atrapalha o sono?

Evidências dizem que celular antes de dormir afeta a qualidade do sono, mas um novo estudo diz que remover toda a tecnologia pode ser pior em alguns casos

Uma dúvida que ainda toma conta das pessoas é se usar celular antes de dormir afeta qualidade do sono. Tal linha de raciocínio serve como ponto de partida para diversos estudos. No caso de um recente relatório publicado na Sleep Medicine Reviews, os pesquisadores sugerem que remover toda a tecnologia da hora de dormir pode nem sempre ser útil e pode levar a mais pensamentos negativos, excitação e, eventualmente, alimentar sintomas de insônia. 

Para chegar nessa reflexão, a metanálise vasculhou informações de outros estudos publicados anteriormente, vinculados a duas hipóteses: a hipótese da luz brilhante, que explica a ligação entre o uso da tecnologia e o sono, e a hipótese da excitação, que sugere menor estimulação nas horas antes de dormir.

"Para alguns indivíduos e famílias, remover a tecnologia dos quartos durante a noite pode ser uma maneira útil de evitar quaisquer possíveis impactos do uso da tecnologia no sono. No entanto, restringir dispositivos pode não ser adequado para todos, ou para algumas famílias isso pode ser difícil de implementar", defendem os autores, que pertencem à Universidade de Örebro (Suécia).

Segundo o estudo, alguns indivíduos podem ser mais vulneráveis ??do que outros aos efeitos negativos da tecnologia sobre o sono e os esforços de intervenção devem se concentrar principalmente nessas características.

"Por exemplo, os indivíduos com baixo autocontrole devem adaptar seu ambiente de sono para limitar as tentações, não mantendo a tecnologia estimulante ao alcance do braço no quarto", menciona o artigo.

Sono sem tecnologia

Os pesquisadores também alertam que as informações sobre por que a tecnologia afeta o sono precisam ser atualizadas: "luz brilhante e excitação não parecem importar tanto quanto a forma como administramos nosso tempo de tela à noite", refletem. Mas os próprios autores reconhecem a necessidade de mais pesquisas na área.

A conclusão do estudo é que, embora restringir a tecnologia do quarto possa ser uma solução eficaz, as pessoas podem usar a tecnologia para facilitar o sono.

Trending no Canaltech:

Mais Lidas