O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro divulgou nesta segunda-feira (1º) os dados mais recentes sobre eficiência energética e consumo de combustível dos carros flex 0km à venda no mercado brasileiro em 2024.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 10 carros elétricos mais econômicos do Brasil
- Lecar | Fabricante brasileira "troca" carro 100% elétrico por híbrido flex
O órgão avaliou 909 veículos de passeios e comerciais leves (caminhonetes) novos, produzidos por 36 fabricantes diferentes e disponíveis hoje para o consumidor nacional. A lista inclui modelos flex, híbridos ou tradicionais, das mais distintas marcas e modelos.
A relação com os 10 carros flex mais econômicos do Brasil em 2024 leva em consideração o consumo energético, medido em megajoules por quilômetro e, também, o parâmetro mais conhecido do público — quilômetros por litro.
O primeiro critério para definir quem fica mais acima do ranking é a eficiência energética. Logo na sequência vem o consumo médio de combustível utilizando gasolina e em perímetro urbano. Até por conta disso, os dois “campeões” são os modelos híbridos flex da Toyota, pois, na estrada, essa motorização é menos eficiente.