Tudo bem que Batman é bem esforçado em disfarçar que realmente está vingando a morte dos pais em busca de uma solução para a criminalidade em Gotham City. A verdade é que ele segue atuando porque tem prazer em espancar os bandidos, e, na falta de uma resposta definitiva que o Homem-Morcego nem se importa em ter, um de seus vilões é que acaba criando uma arma ilegal e barateza capaz de fazer isso.
- Batman | HQ finalmente explica como o herói surge do nada e desaparece
- Batman: 10 aspectos pouco conhecidos que novos leitores precisam saber
- Batman finalmente revela o trágico motivo pelo qual não curte dançar
Pensa o quanto Bruce Wayne já torrou de grana para sustentar seus fetiches, vícios e prazeres atuando como Batman, e, mesmo com seus lampejos de heroísmo, sequer chegou perto de interromper definitivamente o problema da criminalidade crescente em Gotham City. E daí vem o Espantalho e arranca de suas ideias mendigas uma solução baixa-renda que resolve a parada.
Em Detective Comics #29, publicado em 2014, a trama revela que o Espantalho criou uma nova versão de sua toxina do medo. Em vez de deixar alguém aterrorizado e incapaz de fazer qualquer coisa, essa solução, também chamada de “soro de contentamento”, encarcera o usuário dentro de sua fantasia ideal, completamente inconsciente da realidade ao seu redor.
Embora o próprio Batman admita que isso provavelmente não funcionará para sempre em pessoas tão perturbadas quanto o Espantalho devido a constantes exposições à própria toxina do medo, não há razão para supor que não funcionaria nos outros criminosos, como Duas-Caras ou o Charada.