Tecnologia

Nova imagem mostra "cicatriz" que se estende por Marte

Sonda europeia que estuda Marte tirou foto de Aganippe Fossa, um cânion observado pela primeira vez no Planeta Vermelho há alguns séculos

MAIS LIDAS

Aganippe Fossa pela mars express -  (crédito: ESA/DLR/FU Berlin)
Aganippe Fossa pela mars express - (crédito: ESA/DLR/FU Berlin)
Danielle Cassita - Canaltech
postado em 08/07/2024 12:11

A sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA), tirou uma nova foto de Aganippe Fossa, em Marte. Trata-se de um cânion identificado primeiro por astrônomos há quase um século — e que, agora, pode ser visto detalhadamente pela primeira vez. 

Aganippe Fossa se estende por quase 600 quilômetros de ponta a ponta e é um ótimo exemplo de graben. O termo vem do alemão, e descreve uma depressão geológica de baixa altitude cercada por paredes íngremes. 

Na nova foto, a formação aparece em meio à região de Tharsis, o lar de alguns dos maiores vulcões do Planeta Vermelho. Por exemplo, é ali que fica Olympus Mons, vulcão que mede 25 km de altitude e é considerado o mais alto do Sistema Solar. 

Segundo informações da ESA, os cientistas ainda não sabem dizer exatamente como Aganippe Fossa se formou. Uma das possíveis explicações sugere que sua origem pode ter relação com o resfriamento do magma sob o vulcão Asia Mons.

Visualização de Aganippe Fossa em relação aos vulcões Olympus Mons e Asia Mons (Imagem: ReproduçãoNASA/MGS/MOLA Science Team)

As rochas derretidas ali teriam forçado o caminho até as camadas superiores do planeta, fazendo com que a sua superfície acabasse esticada e rompida. Tudo isso parece ter ocorrido há milhões de anos. 

Esta nova imagem se junta a várias outras estruturas curiosas já observadas pela Mars Express, que orbita Marte desde 2003.

Fonte: ESA

x