Tecnologia

Microsoft China bane uso de Android e equipe migra para iPhone

Para garantir segurança de dados internos, escritório da Microsoft na China proíbe funcionários de utilizarem smartphones Android

MAIS LIDAS

Apple Store iPhone 13 Pro Max iPad Mini -  (crédito: Reprodução/Apple)
Apple Store iPhone 13 Pro Max iPad Mini - (crédito: Reprodução/Apple)
Victor Carvalho - Canaltech
postado em 08/07/2024 11:54

Funcionários do escritório da Microsoft na China estão proibidos de utilizarem celulares Android durante o trabalho segundo nota interna vista pelo Bloomberg. A partir de agora, toda a equipe deve usar deverá migrar para o iPhone até setembro de 2024.

É dito que a Microsoft ordenou a todo o quadro de funcionários da empresa na China a trocar do Android para o iPhone no trabalho. Até mesmo celulares de marcas chinesas como a Huawei e a Xiaomi serão proibidos.

A própria Microsoft deverá fornecer à equipe um modelo de iPhone 15 para garantir maior segurança.

A medida da empresa vai na direção contrária à estratégia adotada pela própria China, que inicialmente proibiu uso de iPhone por autoridades do governo e voltou atrás afirmando que todos os smartphones são bem-vindos desde que cumpram as leis e regulamentações do país.

O artigo revela que a Microsoft colocou pontos de coleta nas instalações do escritório chinês para receber os smartphones com Android.

Escritório da Microsoft na China proíbe funcionários de utilizarem smartphones Android (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Sem acesso aos serviços essenciais do Google na China, usuários Android precisam recorrer a plataformas de comunicação da Huawei ou Xiaomi, duas das principais fabricantes do país, e a Microsoft eria banido uso de aplicativos e sites de ambas as marcas.

Como a App Store do iOS está disponível na China, é dito que a Microsoft deve usar aplicativos como o Microsoft Authenticator e Identity Pass para gerenciamento de senhas.

A Microsoft China possui o maior centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa fora dos Estados Unidos, com mais de 6 mil engenheiros e cientistas apenas em R&D.

Com as crescentes tensões entre China e Estados Unidos, a Microsoft ofereceu transferência de aproximadamente 800 funcionários que lidam com inteligência artificial para deixar os EUA e passar a viver na China.

Fonte: Bloomberg

x