Tecnologia

Destaque da NASA: Vulcão Etna e estrelas são a foto astronômica do dia

A foto destacada pela NASA traz o Monte Etna, o vulcão mais ativo do mundo, cercado pela faixa da Via Láctea e pelas estrelas do Triângulo de Verão

MAIS LIDAS

monte etna [não usar] -  (crédito: Gianni Tumino)
monte etna [não usar] - (crédito: Gianni Tumino)
Danielle Cassita - Canaltech
postado em 05/07/2024 17:23

A foto destacada pela NASA nesta sexta (5) mostra o Monte Etna, um dos vulcões mais conhecidos no mundo, acompanhado pelo céu repleto de estrelas. O clique foi feito por Gianni Tumino, e mostra o vulcão emoldurado pela Via Láctea se estendendo pelo céu.

O Monte Etna fica na Sicília, Itália. Este é um dos vulcões mais ativos do mundo — em abril, por exemplo, o vulcão soprou anéis de fumaça no céu siciliano. No entanto, o fenômeno intrigante não indica que há uma erupção a caminho. 

Na foto, o vulcão aparece acompanhado por grandes nuvens de poeira da Via Láctea, que se agrupam pelo plano da nossa galáxia.

Em meio às inúmeras estrelas da cena, estão algumas que merecem destaque. Estamos falando de Vega, Deneb e Altair, que juntas formam o chamado Triângulo de Verão. 

Monte Etna e a Via Láctea (Imagem: Reprodução/Gianni Tumino)

Vale lembrar que o Triângulo não é uma constelação, mas sim um asterismo, ou seja, um padrão de estrelas que pode ser reconhecido. No caso, o padrão é feito de estrelas que pertencem a diferentes constelações.

Triângulo de verão

O Triângulo de Verão é tão familiar para entusiastas do céu noturno quanto o Cinturão de Órion. Como mencionamos, este triângulo celeste é formado por Vega, Altair e Deneb, tão brilhantes que se destacam em meio às demais estrelas no céu. 

Vega é a estrela mais brilhante da constelação de Lira, e fica a 25 anos-luz da Terra. Esta é uma estrela do tipo A, portanto, é mais quente e mais massiva que nosso Sol. Aliás, ela é 40 vezes mais luminosa que o Sol! 

Assim como Vega, Altair é uma estrela do tipo A, sendo mais quente que o Sol. Por outro lado, ela está a 16 anos-luz de nós, mas é “apenas” 10 vezes mais luminosa que o nosso astro. Ela é a estrela mais brilhante da constelação de Aquila, a Águia. 

Por fim, chegamos a Deneb, a estrela que parece ter brilho mais fraco em comparação com suas vizinhas. Mas não se engane: ela fica a 2.600 anos-luz de nós e é uma supergigante 100 vezes maior que o Sol!

Fonte: APOD

x