Tecnologia

Dormir de lado ativa sistema glinfático e é melhor para o cérebro

Quando a pessoa dorme de lado, o sistema glinfático funciona melhor; embora seja pouco conhecido, esse sistema “limpa” o cérebro das toxinas durante a noite

Dormir de lado é a melhor opção para quem busca um sono revigorante, segundo a ciência. Isso porque a posição ativa ao máximo o sistema glinfático e favorece a limpeza dos metabólitos e elementos “tóxicos” do cérebro. Inclusive, esse jeito de descansar pode reduzir o risco de doenças neurodegenerativas no futuro.

Além da questão envolvendo o sistema glinfático, dormir de lado tem outras vantagens, como manter a coluna alinhada e facilitar o processo digestivo. Para quem enfrenta a apneia do sono, essa posição também reduz o ronco.

No entanto, os possíveis benefícios de dormir de lado podem ser facilmente perdidos, quando a pessoa não dorme o mínimo necessário. O descanso regenerador deve ser de pelo menos sete horas.

O que é sistema glinfático?

De forma similar ao sistema linfático, o sistema glinfático pode ser compreendido como um modo de limpeza do Sistema Nervoso Central (SNC), o que envolve o cérebro. É uma rede complexa de vasos que remove resíduos metabólicos que se acumulam durante a vigília, ou seja, o período em que a pessoa está acordada. 

"O líquido cefalorraquidiano (LCR) desempenha um papel vital neste processo. Durante o sono, o LCR flui através do cérebro, intercambiando-se com o líquido intersticial (ISF) para eliminar resíduos, incluindo proteínas associadas a doenças neurodegenerativas, como beta amiloide e tau [do Alzheimer]”, detalha Ryan McCormick, médico e divulgador científico, em artigo na plataforma Examined.

Como é a limpeza do cérebro?

Para entender como funciona esse processo, pesquisadores da Universidade de Boston (EUA) analisaram imagens de ressonância magnética funcional (fMRI) de pacientes que estavam dormindo — aqui, não foi analisada qual posição os voluntários estavam. Através das imagens, os cientistas observaram que tanto o movimento do sangue quanto o do LCR no cérebro contribuiam com esse processo. Todo o movimento remete a um ciclo de enxágue de uma máquina de lavar.

Nas imagens, a primeira onda nas cores vermelho e amarelo representa o fluxo sanguíneo. Em seguida, o sangue recua e o LCR aparece, em azul. Todo o ciclo leva 20 segundos e se repete por inúmeras vezes ao longo da noite, segundo estudo publicado na revista Science.

Segredo de boas noites de sono

Após entender a importância do sistema glinfático, cabe explicar como os cientistas descobriram que dormir de lado é o melhor jeito para turbinar essa limpeza. Este achado foi feito por pesquisadores da Universidade Stony Brook (EUA), em estudo publicado na revista Journal of Neuroscience.

Trending no Canaltech:

Mais Lidas