Os trilobitas já foram os grandes reis dos mares do mundo, vivendo em todos os oceanos e exibindo suas carapaças através de uma diversa gama de espécies. Mesmo com todos os fósseis deixados para trás, os cientistas ainda não conhecem toda a anatomia dessas criaturas com centenas de milhões de anos — um achado no Marrocos, no entanto, revelou diversos segredos sobre esses antigos artrópodes, incluindo alguns de seus tecidos moles.
- Mistério de Gondwana é revelado com trilobitas de 490 milhões de anos
- Criança encontra fóssil de 475 milhões de anos em um lago
Publicada na revista científica Science na última quinta-feira (27), a pesquisa dos novos fósseis teve a sorte de encontrar um grupo de trilobitas fossilizados sob as cinzas de um vulcão pré-histórico no Marrocos, ficando preservados de maneira semelhante às vítimas do monte Vesúvio, que atingiu as cidades de Pompeia e Herculano há quase 2.000 anos.
Novidades trilobitas
A escavação foi liderada por Abderrazak El Albani, geólogo da Universidade de Poitiers, na França. Os trilobitas estavam preservados nas Montanhas de Atlas, no Marrocos, e foram descobertos em 2015, apesar de estarem no local desde o Período Cambriano, 510 milhões de anos atrás.