O Google Cloud revelou novidades para a sua plataforma de inteligência artificial para empresas, o Vertex AI, nesta quinta-feira (27). Com a atualização, as companhias poderão fundamentar seus modelos e aplicações com dados especializados de terceiros para dar mais precisão aos resultados. A companhia revelou outras novidades para reduzir as alucinações e dar mais eficiência ao utilizar o Embasamento com a Pesquisa Google.
- O que é IA generativa?
- Como treinar uma inteligência artificial?
- Como a inteligência artificial pode conversar como humanos?
As atualizações são destinadas ao Vertex AI, a plataforma de desenvolvimento para utilizar as tecnologias de IA do Google. Com o serviço, as companhias têm acesso a modelos como o Gemini 1.5 Pro e 1.5 Flash, além de outros recursos, para criar soluções personalizadas de acordo com as suas necessidades.
Uso de dados de terceiros
Para garantir um uso ainda mais próprio e preciso, o Google vai liberar o uso de dados de terceiros a partir do terceiro trimestre de 2024. A novidade garante que as empresas integrem outras fontes de informação às plataformas de IA, o que ajuda a garantir resultados mais próximos dos contextos dos usuários.
“Estamos trabalhando com fornecedores importantes, como Moody’s, MSCI, Thomson Reuters e Zoominfo, para trazer seus dados para este serviço”, informa o artigo publicado no blog do Google Cloud.
A empresa também introduziu o modo de alta fidelidade para reduzir as alucinações, que ainda se encontra na fase experimental. O novo recurso utiliza o modelo Gemini 1.5 Flash ajustado para focar especificamente no contexto fornecido pelo cliente ao gerar as respostas.
Essa solução garante que as frases do resultado tenham fontes anexadas, a fim de apontar de onde a plataforma puxou a informação apresentada. Além disso, o retorno terá uma pontuação de confiança de embasamento para demonstrar o nível de qualidade da resposta.