ESTADOS UNIDOS

Consumo de notícias pelo TikTok dispara em 2023

Pesquisa demonstrou que 43% dos usuários da rede social recebem regularmente notícias no aplicativo

O TikTok — rede social voltada para vídeos — vem se tornando uma das fontes de notícias de usuários. Uma nova pesquisa mostra que 43% dos estadunidenses que usam a plataforma recebem regularmente notícias no aplicativo, um aumento de 21 pontos percentuais no comparativo com 2022.

A pesquisa, realizada pelo Pew Research Center e publicada na quarta-feira (15/11), foi realizada com 8.842 adultos entre 25 de setembro e 1º de outubro.

O levantamento mostrou também que os estadunidenses têm duas vezes mais probabilidade de dizer que preferem receber notícias de forma digital do que pela TV.

Nesse quesito, cerca de 58% dos usuários afirmaram que preferem receber notícias em dispositivos digitais. A preferência pela TV foi de 27%, rádio, com 6%, e jornais impressos, 5%.

A maioria dos dispositivos digitais citados pelos entrevistados era sites e aplicativos de notícias, seguido das redes sociais e podcasts.

Consumo de notícias nas redes sociais

A rede social em que o consumo de notícias é o mais comum entre os entrevistados segue sendo o Facebook. A pesquisa mostra que 30% dos adultos estadunidenses recebem regularmente notícias na plataforma. Em segundo lugar vem o YouTube com 26%, Instagram com 16%, TikTok com 14% e X (antigo Twitter) com 12 %.

Apesar do número de consumidores de notícias estar aumentado no TikTok, a tendência é de diminuição em outras redes. O estudo aponta que uma pequena parte dos usuários do X e do Facebook estão recorrendo aos aplicativos para ver notícias.

Mais Lidas