A artista plástica nipo-brasileira Tomie Ohtake é a homenageada, desta terça-feira (21/11), do Doodle, página inicial do buscador Google. A gigante tecnológica celebra o 110º aniversário de Tomie com pinturas para ilustrar a página.
- Doodle celebra a Trilha dos Apalaches, a maior a ser percorrida a pé
- 25 anos do Google: doodle relembra logos antigas da empresa; veja
Quem foi Tomie Ohtake
Nascida em 21 de novembro de 1913, em Quioto, no Japão, Tomie Ohtake se interessou pela pintura desde criança, embora só tenha optado por seguir profissionalmente a carreira de artista com 40 anos.
Ela veio ao Brasil em 1936 para visitar um irmão, que morava em São Paulo. Ao chegar aqui, Ohtake se casou com o engenheiro agrônomo Ushio Ohtake, com quem teve dois filhos, Ricardo e Ruy Ohtake. Este último, já falecido, foi um arquiteto. Já Ricardo dirige hoje o Instituto Tomie Ohtake.
Tomie Ohtake se naturalizou brasileira quando tinha 55 anos. Ela morreu em 2015, aos 101 anos.
Obras
Destaques na escultura e na gravura abstratas, as obras de Tomie Ohtake podem ser vistas, por exemplo, em São Paulo, onde há diversas demonstrações da artista nipo-brasileira. Ela criou, por exemplo, painéis para o metrô da capital, o Monumento à Imigração Japonesa, na Avenida 23 de Maio; o Painel em tapeçaria, auditório do Memorial da América Latina e o Painel Reflexo D’Água, no Sesc Vila Mariana.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br