O TikTok — rede social voltada para vídeos — vem se tornando uma das fontes de notícias de usuários. Uma nova pesquisa mostra que 43% dos estadunidenses que usam a plataforma recebem regularmente notícias no aplicativo, um aumento de 21 pontos percentuais no comparativo com 2022.
A pesquisa, realizada pelo Pew Research Center e publicada na quarta-feira (15/11), foi realizada com 8.842 adultos entre 25 de setembro e 1º de outubro.
O levantamento mostrou também que os estadunidenses têm duas vezes mais probabilidade de dizer que preferem receber notícias de forma digital do que pela TV.
Nesse quesito, cerca de 58% dos usuários afirmaram que preferem receber notícias em dispositivos digitais. A preferência pela TV foi de 27%, rádio, com 6%, e jornais impressos, 5%.
A maioria dos dispositivos digitais citados pelos entrevistados era sites e aplicativos de notícias, seguido das redes sociais e podcasts.
- Após febre, TikTok limita o alcance das lives de NPC por "ações repetitivas"
- Nepal vai proibir TikTok por 'perturbar a harmonia social'
Consumo de notícias nas redes sociais
A rede social em que o consumo de notícias é o mais comum entre os entrevistados segue sendo o Facebook. A pesquisa mostra que 30% dos adultos estadunidenses recebem regularmente notícias na plataforma. Em segundo lugar vem o YouTube com 26%, Instagram com 16%, TikTok com 14% e X (antigo Twitter) com 12 %.
Apesar do número de consumidores de notícias estar aumentado no TikTok, a tendência é de diminuição em outras redes. O estudo aponta que uma pequena parte dos usuários do X e do Facebook estão recorrendo aos aplicativos para ver notícias.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br