MUDANÇAS

Twitter vai remover número de curtidas e retuítes no feed

O feed do Twitter pode mudar em breve: a rede social faz testes para remover as estatísticas de curtidas, respostas e republicações da página inicial

Logo do X, o novo twitter -  (crédito: Reprodução/Twitter/X)
Logo do X, o novo twitter - (crédito: Reprodução/Twitter/X)
André Lourenti Magalhães — CanalTech
postado em 10/10/2023 12:19 / atualizado em 10/10/2023 14:04

O X (antigo Twitter) deve mudar a visualização dos posts na página inicial. A mudança da vez removeria todos os dados de interação das publicações no feed, como número de respostas, curtidas e republicações (os "retuítes").

Em resposta a um assinante de seu perfil na rede, o proprietário do X Elon Musk afirmou que o novo visual melhora a legibilidade dos conteúdos e deve mostrar apenas o número de visualizações. Ainda seria possível ver as estatísticas completas, mas o processo vai exigir abrir a publicação para encontrar todos os detalhes.

Além dessa limpeza, o X também experimenta novos gestos de navegação para interagir com cada post (vale lembrar que eles não são mais chamados de tuítes). A designer do app Andrea Conway antecipou alguns dos comandos testados, como dois toques na tela para curtir uma publicação ou deslizar a tela para respondê-la.

Apesar de deixar o feed mais limpo, a mudança também pode dificultar na hora de identificar publicações virais na rede social, caso se concretize. Atualmente, é muito fácil reconhecer um post que fez sucesso na plataforma a partir dos números, mas o processo deve ganhar um toque ou clique a mais.

X mudou exibição de links

A plataforma já implementou outra mudança significativa nas publicações: os títulos dos links são ocultados e mostram apenas a imagem de capa. A alteração também foi encarada por Musk como uma forma de melhorar a leitura, mas também funciona como um método de aumentar o tempo de uso da rede social.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br