O X (antigo Twitter) deve mudar a visualização dos posts na página inicial. A mudança da vez removeria todos os dados de interação das publicações no feed, como número de respostas, curtidas e republicações (os "retuítes").
Em resposta a um assinante de seu perfil na rede, o proprietário do X Elon Musk afirmou que o novo visual melhora a legibilidade dos conteúdos e deve mostrar apenas o número de visualizações. Ainda seria possível ver as estatísticas completas, mas o processo vai exigir abrir a publicação para encontrar todos os detalhes.
PREVIEW: X will remove the interaction counts (likes, reposts) from the main timeline, leaving only view counts. You will be able to see these numbers when you tap into a post.
The intent of this is to improve readability. pic.twitter.com/RMbypx3bwh
— X News Daily (@xDaily) October 6, 2023
Além dessa limpeza, o X também experimenta novos gestos de navegação para interagir com cada post (vale lembrar que eles não são mais chamados de tuítes). A designer do app Andrea Conway antecipou alguns dos comandos testados, como dois toques na tela para curtir uma publicação ou deslizar a tela para respondê-la.
rn the plan is to remove both, but to do more with gestural interactions (double tap to like + looking at some swipe to reply stuff now too)
— Andrea Conway (@ehikian) October 6, 2023
Apesar de deixar o feed mais limpo, a mudança também pode dificultar na hora de identificar publicações virais na rede social, caso se concretize. Atualmente, é muito fácil reconhecer um post que fez sucesso na plataforma a partir dos números, mas o processo deve ganhar um toque ou clique a mais.
X mudou exibição de links
A plataforma já implementou outra mudança significativa nas publicações: os títulos dos links são ocultados e mostram apenas a imagem de capa. A alteração também foi encarada por Musk como uma forma de melhorar a leitura, mas também funciona como um método de aumentar o tempo de uso da rede social.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br