Os links e artigos de imprensa compartilhados na plataforma X (ex-Twitter) agora aparecem apenas com uma imagem, sem título ou descrição, uma mudança que obedece, segundo Elon Musk, a "razões estéticas", constatou a AFP nesta quinta-feira (5/10).
A mudança generalizada da interface entre 3 e 4 de outubro já havia sido detectada por alguns veículos de comunicação durante um teste em meados de agosto. O proprietário do Twitter, Elon Musk, disse na época: "Isso vem diretamente de mim. A estética [da rede social] será muito melhorada", escreveu ele.
- Twitter agora é X; Elon Musk cumpre promessa e muda logo da rede social
- Zuckerberg e Elon Musk trocam farpas no Twitter após lançamento do Threads
A mudança é retroativa e vale também para links compartilhados no passado.
Quando um usuário compartilha uma notícia, apenas o nome do veículo aparece no canto inferior esquerdo da imagem ilustrativa. Para acessar o conteúdo, deve-se clicar nessa imagem.
Elon Musk, que comprou a rede social no ano passado, tenta conter o declínio de suas receitas publicitárias, incentivando os usuários a passarem mais tempo na plataforma e a compartilharem menos links externos.
O bilionário, dono da Tesla e da Starlink, foi acusado de manter uma atitude hostil em relação aos veículos de comunicação. Muitos deles anunciaram que estavam deixando a plataforma.
No dia 3 de outubro, Elon Musk afirmou que "praticamente nunca consultou a imprensa tradicional".
"Qual o interesse em ler 1.000 palavras sobre algo que já foi compartilhado no X vários dias antes?", comentou.
Em setembro, porém, a Comissão Europeia apresentou um estudo que indicava que o X, que se retirou do código de boas práticas da União Europeia (UE) sobre desinformação, é a plataforma que tem "a taxa mais alta de informações falsas e de desinformação em suas publicações".
Neste verão, o Twitter também foi denunciado à Justiça francesa pela Agence France-Presse (AFP) e por três grupos de imprensa franceses, que pretendem obter elementos para negociar uma remuneração pelo uso de seu conteúdo, mesmo que sejam trechos de notícias.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br