O WhatsApp anunciou, nesta quarta-feira (13/9), o lançamento global do recurso Canais, que funciona como um espaço de transmissão de informações em massa, algo semelhante ao que é oferecido no Telegram. O novo recurso possibilita aos usuários enviarem mensagens para uma espécie de "grupo" no qual não há limites de participantes.
Como ocorreu com atualizações anteriores do aplicativo, o recurso, que ainda não está disponível para todas as pessoas, poderá ser usado, em breve, por qualquer pessoa com uma conta no Whatsapp.
O novo campo fica separado das conversas, em uma aba chamada Atualizações. Nela, há a opção de canais, onde é ofertado canais diversos e os que o usuário segue — contatos não poderão ver qual canal é seguido pelo usuário. O Whatsapp assegura a proteção das informações pessoais de administradores e seguidores.
Até o momento, o Canais foi lançado em 150 países. Segundo o aplicativo, será possível usar as seguintes ações no novo recurso:
- Possibilidade de encontrar canais para seguir (que são filtrados automaticamente embasado no país do usuário);
- Reações nas mensagens, por meio de emojis, é possível também ver o total de reações. "Os seguidores não verão como você reagiu", assegura o app;
- Sempre que uma atualização é encaminhada para uma conversa ou um grupo, ela incluirá um link para o canal correspondente.
Famosos estão fazendo propaganda do novo recurso pelas sociais. Um deles é o apresentador Luciano Huck que publicou um vídeo convidando seus seguidores a participarem de sua linha de transmissão.
*Estagiária sob supervisão de Talita de Souza
Saiba Mais