ALIMENTAÇÃO

Startup cria filé de salmão vegano em impressora 3D

O filé de peixe alternativo foi batizado de "THE FILET - Inspired By Salmon"

A produção do filé de salmão vegano utiliza de 77% a 86% menos dióxido de carbono e 95% menos água doce do que a captura e o processamento do salmão convencional -  (crédito: Reprodução  Revo Foods)
A produção do filé de salmão vegano utiliza de 77% a 86% menos dióxido de carbono e 95% menos água doce do que a captura e o processamento do salmão convencional - (crédito: Reprodução Revo Foods)
postado em 18/09/2023 15:50 / atualizado em 18/09/2023 16:36

A comida vegana tem ganhado popularidade nos últimos anos, mas encontrar substitutos convincentes para produtos de origem animal nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando nisso, uma startup do setor alimentício, a Revo Foods, da Áustria, lançou o primeiro filé de salmão vegano impresso em 3D. O filé de peixe alternativo foi batizado de THE FILET - Inspired By Salmon

Como alguns outros produtos substitutos de carne, a alternativa ao salmão é feita de microproteína, que vem de fungos filamentosos. Quanto à nutrição, o produto contém uma série de vitaminas — como contrapartida animal — e ácidos graxos ômega-3. Também é considerado rico em proteínas, com 9,5g a cada 100 gramas, embora isso ainda seja menor do que o conteúdo de proteína na mesma quantidade de salmão normal.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Magda Mag Das ???? (@magda.mag.das)

A Revo Foods trabalhou com outra startup, a Mycorena, para criar uma microproteína projetada especificamente para ser colocada em uma impressora 3D.

Os pesquisadores têm trabalhado em produtos alimentícios impressos em 3D há vários anos. Já foram feitos cheesecakes cozidos a laser e até carnes em camadas cultivadas em laboratório.

Diminuir os impactos ambientais causados pela produção de alimentos são o foco da empresa. De acordo com o site da Revo Foods, a produção do filé de salmão vegano utiliza de 77% a 86% menos dióxido de carbono e 95% menos água doce do que a captura e o processamento do salmão convencional.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação