O Threads, nova rede social do Meta que competirá com o Twitter, pode estar próximo de ser lançado. O desenvolvedor Alessandro Paluzzi teve acesso a uma versão não finalizada do aplicativo, disponível brevemente na Google Play Store. Paluzzi baixou o arquivo em formato APK e divulgou as informações em publicações feitas no Twitter — incluindo a previsão de lançamento: 6 de julho deste ano.
“Threads é onde as comunidades se reúnem para discutir tudo, desde os tópicos de seu interesse hoje até o que será tendência amanhã”, diz a descrição do aplicativoe. Entre outras informações, a descrição diz que qualquer que seja o interesse do usuário, ele poderá seguir e se conectar diretamente com seus criadores favoritos e outras pessoas que amam as mesmas coisas – ou criar seguidores leais para compartilhar suas ideias, opiniões e criatividade com o mundo.
As imagens mostram que as semelhanças com o Twitter são muitas. A interface possui o botão de curtir, compartilhar e enviar o post para os amigos. O novo aplicativo é considerado uma das grandes apostas de Mark Zuckerberg para conquistar o público que deseja deixar o Twitter.
Entre as características do Threads, destaca-se o fato de ser uma rede social descentralizada, o que significa que não haverá um único servidor centralizado responsável por armazenar todos os dados dos usuários. Outra característica é que não é possível criar uma conta na plataforma, o login deve ser feito via Instagram, dessa forma, não é necessário reconstruir uma comunidade do zero, os usuários do Threads já terão seus círculos existentes no Instagram desde o início.
As imagens mostram ainda que o aplicativo terá um limite máximo de 500 caracteres por postagem e que é possível alternar qual público deseja responder às suas postagens – todos, pessoas que você segue ou apenas aqueles mencionados na postagem.
O Meta ainda não fez nenhum anúncio oficial sobre a plataforma e o aplicativo foi rapidamente removido da Play Store após o erro. A empresa já havia dado indícios do lançamento de um novo produto quando um porta-voz do Instagram descreveu o Threads como “descentralizado” em slides vazados de um briefing com os principais criadores, a Meta disse que o Threads seria compatível com o Mastodon, que está hospedado na rede descentralizada ActivityPub.