O maior satélite de comunicações do mundo, o Jupiter 3, partirá para o espaço no foguete Falcon Heavy, da SpaceX. Ele sairá de uma base na Flórida, Estados Unidos, por volta de 0h04, no horário de Brasília, desta quinta-feira (27/7). O lançamento será transmitido ao vivo pelo canal da empresa SpaceX, no Youtube:
- Satélite com tecnologia da Nasa é lançado para medir poluição na América do Norte
- Satélite com mensagens de esperança do Papa Francisco é lançado ao espaço
Características do satélite
O Jupiter 3 tem o comprimento de um prédio de 10 andares. Ao todo, o satélite produzido pela empresa Hughes e fabricado pela Maxar contará com 14 painéis solares. Ele ficará a mais de 35 mil quilômetros acima da Terra.
O Jupiter 3 tem o objetivo de fornecer internet, conexão para celulares, além de facilidades nos campos de mobilidade aeronáutica e marítima. No espaço, o equipamento ficará em órbita com outros satélites, que fornecem serviços de banda larga para as Américas do Norte e do Sul.
“Como o maior satélite de comunicações comerciais já lançado, o Jupiter 3 trará mais capacidade para as áreas que mais precisam, atingindo quase 80% das populações nas Américas”, diz a Hughes.
Com 500 gigabits por segundo (gbps), o satélite terá mais capacidade de conexão do que os dois outros satélites dessa série juntos — o Jupiter 1, lançado em 2012, com 120 gbps de capacidade; e o Jupiter 2, lançado em 2016, com 200 gbps.
Saiba Mais
- Mundo China remove ministro das Relações Exteriores sumido há um mês
- Mundo Polícia interrompe retirada do nome "Twitter" em placa na sede da empresa
- Mundo Como chefe do banco dos Brics, Dilma deve encontrar Putin na Rússia
- Mundo "Deus nos ama como somos", diz papa Francisco ao responder mulher trans