O carro voador elétrico Model A, da empresa Alef Aeronautics, recebeu permissão legal da Administração Federal de Aviação (FAA), nos Estados Unidos, para fazer testes na estrada e no céu. O veículo já está em pré -venda nos EUA desde o fim do ano passado.
De acordo com o jornal USA Today, as autoridades da FAA estão trabalhando para desenvolver políticas para decolagens e aterrissagens desses carros.
O CEO da Alef, Jim Dukhovny, disse que a certificação "nos permite chegar mais perto de proporcionar às pessoas um deslocamento mais rápido e ecologicamente correto, economizando horas por semana para indivíduos e empresas. Este é um pequeno passo para os aviões, um passo gigantesco para os carros".
O carro voador tem a capacidade de acomodar até duas pessoas e atinge uma velocidade de até 320 quilômetros por hora nas ruas, e a expectativa é que no ar ele alcance 177 quilômetros por hora.
O modelo tem cabine esférica e oito hélices. Dentre os principais componentes de segurança, inclui a detecção e prevenção de obstáculos, bem como paraquedas balísticos.
Os protótipos do modelo estão sendo testados desde 2019 e o carro deve estar disponível para o público a partir de 2025, por cerca de R$ 1,4 milhão.
De acordo com o Código de Regulamentações Federais dos EUA, a empresa é obrigada a relatar quaisquer problemas, incluindo o mau funcionamento ou defeitos do carro.
Saiba Mais
- Tecnologia Internautas reclamam de instabilidades do Twitter neste sábado (1º/7)
- Tecnologia Elon Musk aplica limite para leitura de posts no Twitter; entenda
- Tecnologia Após polêmica, Musk aumenta limite de visualizações por usuário no Twitter
- Tecnologia Por que celulares superaquecem — e como evitar
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.