HOMENAGEM

Doodle celebra o 225º aniversário de Giacomo Leopardi

O poeta italiano nasceu em 29 de junho de 1798. Hoje, comemora-se o 225° aniversário. A homenagem do Google está disponível em cinco países

O Doodle desta quinta-feira (29/6) celebra o 225º aniversário de Giacomo Leopardi, considerado um dos maiores poetas italianos do século XIX. Além do país natal, a homenagem está disponível no buscador na Bulgária, na Irlanda, na Islândia e no Brasil. 

Leopardi é natural de Recanati e, desde muito jovem, demonstrou o gosto pela leitura, adorava ficar longos períodos na biblioteca de seu pai, o conde Monaldo. Ainda jovem, se tornou poliglota, sendo fluente em latim, grego antigo e hebraico, possibilitando que ele se tornasse um filólogo — estudioso das línguas —, então, passou a traduzir clássicos latinos e gregos.

Conforme informações do portal do Google, com 14 anos,  o poeta escreveu Pompeo in Egitto (Pompeu no Egito), um manifesto criticando uma das figuras mais poderosas de Roma. Ao longo de sua carreira ele também escreveu: L'appressamento della morte (Aproximação da Morte) e Le Rimembranze (Memórias). Além de diversas poesias líricas, como Canti (Canções, tradução livre) e Canzoniere (Livro de Canções, tradução livre). 

Apaixonado pelas ideais pregadas pelo Iluminismo — movimento cultural europeu que tinha intuito de gerar mudanças políticas, econômicas na sociedade da época—, ele tinha como temática frequente o patriotismo, amor não correspondido e reflexões sobre a existência humana — tornando-se um dos precursores do existencialismo.

Segundo a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), o poeta morreu em 14 de junho de 1837, em Nápoles, onde está sepultado. Uma de suas últimas peças literárias foi um ensaios filosóficos espirituosos denominado Operette morali (Pequenas Obras Morais, em tradução livre). 

* Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca

Saiba Mais