A ferramenta Street View, do Google — que permite ver ruas por mapa ou via satélite — tem disponíveis fotos antigas de pessoas que já morreram. Essa possibilidade tem viralizado no Twitter e emocionado internautas. "Meu avô nos deixou no último dia 26. Está eternizado no Street View num dos seus lugares preferidos, o Bar do Lu, aqui em Lagarto/SE. Pose de sempre, pernas cruzadas ao sentar", compartilhou um usuário.
A possibilidade de "máquina do tempo" do Google viralizou após o escritor Andrew Gomes publicar o registro do avô, que faleceu em 2021. A publicação alcançou mais de 7 milhões de visualizações no Twitter. "O meu avô faleceu em 2021. Esta semana descobri que graças ao Google Naps ele ficou imortalizado", escreveu o escritor. Em seguida, surgiram diversos relatos. "Vi o pessoal postando imagem do street view em que aparecem seus avós, corri pra ver se via dona Ana na janela dela... encontrei a janela fechada e tá doendo demais", respondeu uma internauta.
Como funciona?
Para utilizar o recurso de geolocalização para obter fotos antigas de familiares, é necessário pesquisar pelos locais que as pessoas costumavam frequentar. Buscar pelo endereço em que os parentes moravam ou lugares próximos também pode ajudar. Segundo o Google, o Street View tem um banco de bilhões de imagens panorâmicas, que são obtidas por meio de carros que percorrem diversos locais do mundo.
"Com um sistema de câmera instalado no teto, o carro do Street View é nosso equipamento mais usado para coletar imagens e já nos ajudou a registrar mais de 16 milhões de quilômetros em todo o mundo, incluindo um cavalo comendo uma banana", informa o Google. A coleta de imagens também pode ser realizada a pé, com uma câmera portátil.
Veja a repercussão
O meu avô faleceu em 2021. Esta semana descobri que graças ao Google maps ele ficou imortalizado ???? pic.twitter.com/zlrJ5tH1lZ
— Andrew Gomes (@londonwebnerd) June 17, 2023
achei meu avô no street view fofocando com o vizinho ???????????? pic.twitter.com/0FtR0BshLk
— mari (@mari_hallss) June 20, 2023
Meu avô faleceu há 5 dias, mas graças ao Google Maps e street view, ficou eternizada essa imagem dele sentadinho na porta da casa dele, coisa que ele tanto gostava de fazer. ???????????? https://t.co/SvfFvfgHbI pic.twitter.com/Db6Rto258y
— MaLu ?????? (@she_scorpio_) June 19, 2023
O meu tbm faleceu e tá de curioso olhando o carro do Google lá no street view pic.twitter.com/loBfy4ZizL
— cassi (@casskopplin) June 20, 2023
Meu avô nos deixou no último dia 26. Está eternizado no Street View num dos seus lugares preferidos, o Bar do Lu, aqui em Lagarto/SE. Pose de sempre, pernas cruzadas ao sentar. Lu também nos deixou, em 2014, está na mesma imagem, em pé, de camisa branca. O Bar do Lu ainda existe. pic.twitter.com/DeFQkOt9te
— Marçal Lukas (@marssallukas) June 20, 2023
Saiba Mais
- Mundo Submarino 'Titanic': batidas são detectadas no fundo do mar
- Mundo 1º turista espacial português escapa de ter ido no submarino desaparecido
- Brasil Autor de ataque a escola no Paraná é achado morto em prisão
- Cidades DF Chegou o inverno! DF tem manhã de 11ºC; temperatura máxima não passa de 27ºC
- Cidades DF FCDF é retirado do arcabouço no Senado por 19 votos a favor e seis contra
- Política Arcabouço é aprovado na CAE e segue para votação no plenário do Senado
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.