FOTOGRAFIA

Homem e mulher "perfeitos"? Inteligência artificial gera corpos irreais

Os resultados mostraram que as imagens da mídia social eram mais carregadas sexualmente e continham partes do corpo mais desproporcionais e irrealistas

Yasmin Rajab
postado em 23/05/2023 16:52 / atualizado em 23/05/2023 16:54
As imagens foram geradas através da Inteligência Artificial -  (crédito: Reprodução/site do The Bulimia Project)
As imagens foram geradas através da Inteligência Artificial - (crédito: Reprodução/site do The Bulimia Project)

O The Bulimia Project, um grupo de conscientização sobre distúrbios alimentares, gerou imagens por meio da inteligência artificial que mostram como seriam os corpos femininos e masculinos "perfeitos". Com a ajuda dos geradores de imagens Dall-E 2, Stable Diffusion e Midjourney, o projeto mostrou as "representações mais irrealistas do corpo feminino". 

A equipe do projeto descobriu que 40% das imagens geradas pela inteligência artificial mostravam tipos de corpos irreais, 53% retratavam tons de pele oliva e 37% das pessoas geradas tinham cabelos loiros. 

Os resultados também mostraram que as imagens da mídia social eram mais carregadas sexualmente e continham partes do corpo mais desproporcionais e irrealistas.

"Considerando que a mídia social usa algoritmos com base em qual conteúdo recebe os olhares mais demorados, é fácil adivinhar por que as renderizações da IA seriam mais sexualizadas. Mas podemos apenas supor que a razão pela qual a IA criou tantas versões estranhas dos físicos descobriu nas mídias sociais é que essas plataformas promovem tipos de corpo irreais, para começar", compartilhou a equipe no site do The Bulimia Project. 

O projeto também descobriu que vieses racistas e sexistas são encontrados em geradores de inteligência artificial, além de serem tendenciosos em relação a tipos de corpo irreais. 

"Na era dos filtros do Instagram e do Snapchat, ninguém pode alcançar razoavelmente os padrões físicos estabelecidos pelas mídias sociais, então, por que tentar atender a ideais irreais? No reino da realidade", informa o texto. 

  • As imagens foram geradas através da Inteligência Artificial Reprodução/site do The Bulimia Project
  • As imagens foram geradas através da Inteligência Artificial Reprodução/site do The Bulimia Project
  • As imagens foram geradas através da Inteligência Artificial Reprodução/site do The Bulimia Project

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação