Internet

Google Tradutor: saiba como usar a ferramenta que traduz 103 idiomas

O sistema conta atualmente com mais de 103 idiomas, dos mais populares até línguas mortas

Correio Braziliense
postado em 17/05/2023 18:15 / atualizado em 17/05/2023 18:29
 (crédito: Rubaitul Azad/Unsplash)
(crédito: Rubaitul Azad/Unsplash)

A ferramenta Google Tradutor funciona como uma aliada para quem enfrenta dificuldade em entender uma língua diferente ou quer compreender textos em outro idioma. Apesar de não ser uma ferramenta nova, ela está em constante evolução, e atualmente faz traduções em 103 idiomas.

Em 2016, o sistema foi aprimorado para usar uma rede neural, que utiliza o aprendizado de máquina para ter uma tradução mais completa e que leve em conta a gramática e o contexto. 

O leque de idiomas vai dos mais populares, como inglês, espanhol, português do Brasil, português de Portugal e mandarim, até línguas mortas, como latim e sânscrito.

Entre as inovações do sistema estão o modo conversa bilíngue (funciona com 32 línguas), o modo realidade aumentada (suportando 27 idiomas em vídeo em tempo real) e a tradução de textos de imagens (em 37 idiomas).

Como usar a ferramenta

  • Para usar o Google Tradutor é necessário digitar o nome da ferramenta diretamente no Google.
  • Na sequência, você pode escolher na aba da esquerda qual é o idioma do texto que você tem e na direita para qual idioma você quer que ele seja traduzido
  • Depois disso, basta colar o texto na caixa da esquerda e ele será traduzido automaticamente.
  • Na parte inferior esquerda, há também um símbolo de áudio em que é possível escutar a tradução do texto

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação