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Google penalizou 1,5 bi páginas em 2022 por não seguirem as regras de uso

Relatório aponta que a maioria dos conteúdos penalizados iam contra as regras da plataforma e envolviam anúncios que violavam as políticas como conteúdo sexual, depreciativos ou perigosos. Nesta quarta, empresa anunciou uma ferramenta para garantir mais transparência nas publicidades

Camilla Germano
postado em 29/03/2023 11:06 / atualizado em 29/03/2023 12:09
 (crédito: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
(crédito: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)

Em relatório divulgado nesta quarta-feira (29/3), o Google anunciou que, em 2022, eles desmonetizaram 1,5 bilhão de páginas na plataforma e aplicaram as políticas de funcionamento de forma mais ampla em 143 mil sites.

O relatório anual destaca que foram removidos mais de 5,2 bilhões de anúncios, 4,3 bilhões foram restringidos e 6,7 milhões de contas de anunciantes foram suspensas por não seguir as regras de uso. 

Os principais caso envolvendo a remoção de anúncios foram por abusar das políticas de anúncio (1,36 bi), enquanto as restrições ou bloqueios de anúncios em páginas ocorreram porque envolviam conteúdos sexuais (1,15 bi), perigoso ou depreciativo (166 mi), promoção ou venda de armas (110 mi), entre outras.

Já no caso de restrição ou remoção dos anúncios, houve um aumento considerável no comparativo com 2021. Em coletiva de imprensa, o Google informou que em 2021 3,4 bilhões de anúncios foram removidos e 5,6 milhões de contas de anunciantes foram suspensas. Ao passo que, em 2022, foram restringidos 5,2 bilhões de anúncios e 6,7 milhões de contas eram suspensas. 

Ferramenta de transparência de anúncios

Nesta quarta-feira (29/3), a plataforma lançou também uma nova ferramenta que filtra informações sobre as publicidades da plataforma.

Dessa forma é possível ver todos os anúncios que estão sendo exibidos no Google, YouTube e no Google Discovery, quais anúncios estão sendo mais utilizados em certas regiões e a última data e formato que um anúncio foi exibido.

Para acessá-la é possível clicar na Central de Transparência de Anúncios diretamente, ou na a aba Minha Central de Anúncios dentro do menu de três pontos ao lado dos outros aplicativos do google.

Confira como funciona:

  • Ferramenta de transparência de anúncios do Google Divulgação/Google
  • Ferramenta de transparência de anúncios do Google Divulgação/Google
  • Ferramenta de transparência de anúncios do Google Divulgação/Google
  • Ferramenta de transparência de anúncios do Google Divulgação/Google

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