“Chamamos de bucha, bucha vegetal e esponja vegetal, a esponja fibrosa oriunda da Luffa cylindrica, que é uma trepadeira da família das cucurbitáceas, a mesma do pepino, da melancia e da abóbora. Quando seca a partir do material totalmente amadurecido, a bucha tem uma rede de poros abertos interligada por fibras de celulose. Foi essa estrutura que os autores tentaram replicar. Portanto, o indicador crítico para a concepção do hidrogel é a sua estrutura, significando formar, com sucesso, uma semelhante à da bucha. Isso foi possível no caso de hidrogéis sintetizados na presença de etilenoglicol, cuja diferença na estrutura desses novos materiais foi confirmada por microscopia.”
André Casimiro de Macedo, professor do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará
Saiba Mais
- Tecnologia O ultramoderno caça que 'lê a mente' do piloto desenvolvido por Reino Unido, Itália e Japão
- Tecnologia Película de ouro aquece as lentes e impede que óculos embacem
- Tecnologia Atualização do WhatsApp permite recuperar mensagens apagadas por engano
- Tecnologia Facebook concorda em pagar US$ 725 milhões em processo de privacidade
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.